Receba conteúdos EXCLUSIVOS sobre Marketing Digital (é grátis!)

Adwords

7 passos para se tornar um Analista de Adwords requisitado e bem sucedido

Analista-Adwords

Dentre as várias carreiras possíveis de se seguir dentro do marketing digital, sem dúvidas uma das mais procuradas e demandadas é a de analista de Google Adwords. Pela importância desta área em uma estratégia online, trata-se de um profissional bastante requisitado pelo mercado.

Mas, em meio à grande oferta de especialistas em links patrocinados atualmente, qual a melhor forma de se destacar e ser bem sucedido? Como se tornar um analista procurado por empresas e agências?

Se você tem dúvidas como essas, está no lugar certo. Listamos abaixo 7 passos para você se transformar em um analista de Adwords de sucesso! Vamos nessa?

 

1. Conheça o perfil do profissional

Como é o analista de Adwords ideal? Como é a sua rotina de trabalho diária? Quais os requisitos para conquistar uma vaga nessa área? Conheça as principais características do profissional responsável por criar e otimizar as campanhas de links patrocinados das empresas.

Dia-a-dia: planejar a estratégia, definindo os focos, orçamento e palavras-chave que serão trabalhados em uma campanha. Analisar o desempenho das campanhas que estão no ar periodicamente e fazer as devidas alterações, caso haja necessidade.

Perfil: analítico, uma vez que para a criação e posterior otimização das campanhas é preciso estar atento a vários dados e estatísticas. A melhora do desempenho dos anúncios está diretamente relacionada ao estudo das métricas. Trabalhar com foco em resultados.

Conhecimentos desejados: certificação Google Adwords, Google Analytics, Excel, inglês, redação.

Salário médio nacional: R$ 2.191,64, segundo a Catho.

  

2. Busque conhecimento na área

De conteúdo a internet está cheio – como profissional digital e aspirante a analista de Adwords, você tem total consciência disso. Mas não se deixe levar por materiais rasos e de baixa relevância, que acabam sendo encontrados aos montes em uma busca rápida no Google.

Prefira sites de confiança, especialmente os gringos: é com base em fontes do exterior que a maioria dos conteúdos nacionais é produzida. Recomendamos sites como o Seach Engine Land,o Search Engine Journal e o próprio fórum do Google para a comunidade.

Para não correr o risco de perder tempo lendo artigos e mais artigos, procurando e-books e vendo horas vídeos explicativos que pouco vão te ajudar... faça em um curso de Adwords! Investir na sua qualificação profissional é o melhor que você pode fazer.

Analista-Adwords-Curso

Em um curso específico de Adwords, você estará em contato direto com um profissional que vive aquela realidade diariamente. Ou seja, alguém que sabe o que é importante e também possui uma boa bagagem para te ensinar o “caminho das pedras” nessa jornada dos links patrocinados.

Oportunidade: Curso de Adwords em Curitiba para se tornar um especialista!

 

3. Certifique-se

Diferente de outras áreas do marketing digital, como mídias sociais ou o "primo" SEO (Search Engine Optimization), quando se trata de Adwords há formas de saber se um analista está ou não preparado para desempenhar aquela função: a certificação própria do Google para profissionais Adwords - o mesmo vale para agências que oferecem esse serviço de links patrocinados.

O que é isso? São exames criados pelo Google para testar os conhecimentos dos profissionais sobre as práticas recomendadas de publicidade online e sobre a própria ferramenta Google AdWords.

Resumidamente, é uma forma de comprovar que você se preparou corretamente e tem conhecimento tanto da plataforma quanto do funcionamento da estratégia Adwords.

Certificao-Adwords

Segundo o próprio Google, ao ser certificado você comprova que conhece a proposta de valor da publicidade online; sabe configurar e gerenciar campanhas de anúncios; consegue avaliar e mensurar as campanhas; além de fazer as otimizações necessárias para chegar aos resultados esperados.

Como fazer isso? Para se tornar um profissional Google AdWords certificado, você precisa ser aprovado no Exame de Fundamentos de AdWords e em um destes outros exames de certificação:

 

EXAME DESCRIÇÃO
Publicidade em Pesquisa O Exame de publicidade em pesquisa aborda conceitos básicos e avançados, incluindo práticas recomendadas para criar, gerenciar, mensurar e otimizar campanhas de anúncios na Rede de Pesquisa.
Publicidade em Display O Exame de publicidade em Display inclui conceitos avançados e práticas recomendadas para criar, gerenciar, avaliar e otimizar campanhas da Rede de Display.
Publicidade Mobile O Exame de Publicidade mobile abrange conceitos básicos e avançados da publicidade para dispositivos móveis, incluindo formatos de anúncio, lances e segmentação, além de avaliação e otimização de campanhas.
Publicidade em Vídeo O Exame de publicidade em vídeo aborda conceitos básicos e avançados, incluindo práticas recomendadas para criar, gerenciar, avaliar e otimizar campanhas de publicidade em vídeo no YouTube e na Web.
Publicidade em Shopping O Exame de publicidade em Shopping abrange conceitos básicos e avançados, incluindo a criação de uma conta do Google Merchant Center e de feed de dados do produto, além da criação e do gerenciamento de Campanhas do Shopping.

 

Para mais informações sobre como se tornar um profissional certificado pelo Google, acesse a página de Ajuda do Google Partners sobre Google Adwords.

 

4. Atualize-se sempre!

Depois de buscar muitos conteúdos disponíveis na internet, investir em um curso de Adwords e tirar a certificação do Google você está pronto para ser o melhor analista de todos os tempos da última semana, certo?

Errado!

Quer um motivo simples pelo qual isso não basta? Porque as coisas mudam! E mudam cada vez mais rápido no meio digital.

É por isso que você não deve achar que já sabe tudo ou é um profissional completo, mesmo tendo se preparado suficiente para isso. Porque, na verdade, a sua preparação nunca acaba.

Um analista de Adwords de ponta precisa estar sempre atento às mudanças e evoluções da ferramenta.

Analista-Adwords

O que fazer, então? Acompanhar blogs da área, principalmente os internacionais por estarem sempre na vanguarda, e interagir com a comunidade Adwords são práticas úteis para evitar que você perca as novas tendências e fique para trás.

Esteja em constante atualização!

 

5. Adquira horas de voo

Se você chegou até aqui, significa que já deu muitos passos importantes rumo ao seu sucesso como analista de Adwords. É sinal que a sua base de conhecimento está sólida, que já conhece bem como a estratégia e a ferramenta Adwords propriamente dita funcionam.

Se na teoria tudo está impecável, você está preparado para avançar para uma nova etapa: a prática!

Mas vamos com calma, claro. Como qualquer outro profissional, você precisa começar... pelo começo. Ou seja, com projetos de teste e pequenas campanhas para pegar o jeito e entender como tudo acontece na "vida real".

O piloto de um Boeing 747 não começou a voar assim, da noite para o dia, com uma responsabilidade desse tamanho nas mãos. Até chegar ali, foi preciso passar por testes teóricos, pela preparação em simuladores e também acumular várias horas de voo em aviões de menor porte.

experiência adwords

Você não precisa sair do chão, mas também terá que acumular “horas de voo” para alcançar aquela vaga de emprego que tanto sonha e gerenciar contas de grandes clientes. No seu caso, isso significa buscar experiência gerenciando campanhas diversas e construir um currículo robusto!

Quanto antes você começar a se testar e se aventurar na prática, melhor.

 

6. Não esqueça do usuário. Nunca!

Quem trabalha com mídias digitais, independente de qual seja a função ou área de atuação, está sugestionado a se ligar muito às questões técnicas e de tecnologia. Acontece, já que estamos lidando a todo o momento com máquinas: PCs, notebooks, tablets, smartphones...

O que um bom profissional de marketing digital não pode, em hipótese alguma, é esquecer que o trabalho não é realizado para máquinas. Tudo é feito para atingir pessoas!

Analista-Adwords-Persona

Um analista de Adwords jamais será o melhor que ele pode ser caso se limite apenas a saber a utilizar todos os recursos da ferramenta. É preciso ir além disso. Deve-se conhecer o perfil do consumidor que deseja atrair com as campanhas.

Saber qual é a persona para qual se destina determinado anúncio e como ela se comporta é fundamental para que se utilize linguagem e abordagem mais adequados para acertar no alvo. Caso contrário, os resultados serão afetados lá na frente...

Para evitar que suas campanhas sejam prejudicadas por isso, estude algumas teorias sobre o comportamento do consumidor e analise como esses conceitos podem ser aplicados nos seus projetos – tanto nos anúncios em si quanto nos sites com os quais você está trabalhando.

E, claro, não se esqueça do principal: saiba sempre com quem você está se comunicando!

 

7. Busque seu lugar ao sol

Quando você começou a se preparar para se tornar um analista de Adwords, estudando, fazendo cursos, certificando-se e adquirindo experiência, algum objetivo você tinha em mente. Seja alavancar as vendas de um negócio próprio, trabalhar em uma agência de marketing digital conhecida ou em uma grande empresa...

Não importa qual é a sua meta, o importante é que você precisa ter isso bem definido. Caso contrário, será difícil saber para onde está indo.

Pare um pouco e pergunte-se: o que é sinônimo de sucesso para você? Onde você quer chegar na sua carreira? 

 Analista-Adwords

Quando souber a resposta, trabalhe para alcançar esse objetivo. Preparado você está, todo o investimento que você fez para se tornar o profissional que é hoje não será em vão. Busque o seu lugar ao sol! 

Com o conhecimento em dia, a certificação Google Adwords e um bom currículo em mãos, é hora de conquistar a sua colocação no mercado. Crie coragem e envie seu CV com seu portfólio para as agências e empresas que você gostaria de trabalhar.

Agora é questão de tempo. Se você fez o seu melhor, não tem por que se preocupar: tenha paciência que logo alguma das empresas irá te contatar!

 

DICA EXTRA: saber usar a caixa de ferramentas

Para ser um bom profissional de Adwords, além do conhecimento em si, dominar a própria ferramenta do Google é suficiente, certo? Errado!

Existem outras ferramentas que auxiliam e completam o trabalho do analista de links patrocinados. Seja para levantar as palavras-chave a serem utilizadas, analisar a concorrência, organizar os resultados obtidos ou gerar relatórios.

Vamos conhecer algumas dessas ferramentas?

 Ferramentas-Analista-Adwords

 

Google Analytics

Google-Analytics-Ferramenta-AdwordsSe a possibilidade de se mensurar praticamente TUDO é uma das grandes vantagens do marketing digital se comparado à publicidade tradicional, o Google Analytics pode ser considerado o melhor amigo dos profissionais da área. O analista de Adwords, claro, não foge à regra.

É por meio desta ferramenta que é feito o processo de web analytics da maioria dos sites que estão no ar atualmente. Portanto, provavelmente o Analytics será seu companheiro de horas e horas nos projetos em que estiver trabalhando - sejam eles de Adwords, SEO, inbound marketing ou qualquer que seja a estratégia.

Com o Google Analytics, você poderá identificar se o trabalho que está sendo realizado está ou não funcionando. São muitos os dados que podem ser extraídos por meio dele: número de visitas, canais de acesso, comportamento do usuário, taxa de conversão...

Ou seja, é fundamental que você tenha conhecimento de como a plataforma funciona e como chegar aos dados que necessita para fazer as análises corretas. 

 

Excel

Excel-Ferramenta-AdwordsExatamente, o Microsoft Excel – que pode ser substituído pelo Planilhas Google ou ferramenta similar – é um grande aliado do especialista em Adwords.

Porque além de fazer as campanhas propriamente ditas, você será responsável por fazer a mensuração dos resultados e a análise de dados obtidos pela estratégia.

Para isso, nada mais adequado que uma ferramenta como o Excel para tabelar todas as informações e conseguir extrair o máximo possível delas.

Não se esqueça que você também terá que fazer relatórios para apresentar os resultados do trabalho para seus clientes ou gestores. Neste caso, o bom e velho Excel também será importantíssimo!

 

SEM Rush

SEM-Rush-Ferramenta-Adwords.pngAssim como para um analista de SEO de sucesso, um bom profissional de Adwords precisa conhecer o SEM Rush. É uma das ferramentas mais completas do mercado - se não for a mais completa - quando falamos de marketing de busca.

Ela permite analisar volume de busca de palavras-chave, dificuldade de ranquear cada termo, o custo por clique (CPC), a estimativa de tráfego gerado pelos links patrocinados, visualizar os anúncios realizados por cada site... as possibilidades são muitas!

O melhor é que você não terá acesso apenas às informações relativas ao seu site ou de seus clientes. Os dados dos concorrentes também estão lá, prontos para serem destrinchados para que novas oportunidades sejam encontradas.

 

Pronto para se destacar?

Depois de todas essas dicas, esperamos que você esteja mais seguro de qual caminho seguir para se tornar um analista de Adwords requisitado pelo mercado. Afinal, em um meio tão competitivo como esse, qualquer detalhe pode fazer a diferença na hora de uma contratação ou ascensão profissional.

O que achou dos 7 passos? Sinta-se à vontade para dar sua opinião ou deixar sua dúvida nos comentários abaixo.

Se gostou do post e acha que essas dicas podem ajudar outras pessoas a serem profissionais mais preparados, recomende-o a seus amigos e compartilhe-o em suas redes sociais!

Não esqueça de curtir a fan page da CreativeBizz no Facebook e se inscrever em nossa lista para receber todas as novidades em primeira mão!

Um abraço e até a próxima!

Marketing com foco em resultado