Receba conteúdos EXCLUSIVOS sobre Marketing Digital (é grátis!)

Carreira

Analista de Marketing Digital: Saiba tudo sobre essa carreira

analista-de-marketing-digital.jpg

A presença da internet na vida das pessoas se tornou constante, principalmente no processo de decisão de compra. É muito comum pesquisar vários produtos, comparar preços e as vantagens e desvantagens antes de adquirir algo.

Muitas empresas começaram a ver que ao fazer parte desse processo, poderiam criar oportunidades de negócio interessantes.

É aqui que entra o profissional de marketing digital, responsável justamente pelo gerenciamento de campanhas e estratégias voltadas ao meio digital. Com isso, o Analista de Marketing Digital é muito valorizado, planejando com foco em resultados que realmente funcionem e se adequem às necessidades do mercado.

O que faz um Analista de Marketing Digital?

O Analista de Marketing Digital é responsável pela criação de estratégias e análise de resultados das campanhas nas mídias digitais. O profissional basicamente cria, desenvolve e mensura estratégias para garantir que essas elevem os números da empresa/cliente e tragam resultados.

É necessário que o profissional dessa área tenha conhecimento de todas as estratégias e ferramentas que envolvem o marketing digital para que ele possa analisar as que mais se encaixam aos seus clientes ou empresa em que atua.

Dessa forma, o analista em marketing digital vai planejar essas estratégias com base em análise prévia do mercado em que serão aplicadas, para que então apresente resultados positivos a curto, médio e longo prazo.

Se o profissional trabalha sozinho dentro de uma empresa, é preciso que além de dominar todas as áreas que envolvem o marketing digital, ele também atue singularmente em cada uma delas para garantir que estejam em sintonia.

Já em empresas um pouco maiores, ou agências especializadas em marketing digital, é comum estar inserido em uma equipe especializada e então as áreas serão trabalhadas em conjunto por vários profissionais responsáveis por cada segmento, como SEO, Mídias Sociais, etc.

Oportunidade: Curso de Marketing Digital em Curitiba com 98% de aprovação. Confira!

 Principais atividades de um Analista de Marketing Digital:

Em cada uma é necessário um conhecimento específico e as ferramentas utilizadas para criação e análise dos resultados da campanha.

analise-concorrencia-marketing digital.jpg

1. Análise de Mercado e Concorrência

Primeiramente, a análise de mercado e concorrência é o primeiro passo para poder identificar os pontos fracos e fortes da empresa e então definir as melhores estratégias que possam se destacar frente à concorrência.

É importante observar se a concorrência está fazendo algum trabalho dentro do marketing digital e em seguida traçar metas e encontrar oportunidades para que seja possível atingir os objetivos esperados.

Dependendo da abrangência do mercado que uma empresa quer atingir dentro das possibilidades proporcionadas pela Internet, isso faz com que o nível de concorrência aumente na mesma proporção.

Podemos colocar como exemplo uma papelaria com loja física em Curitiba. A concorrência em sua maioria será de outras papelarias do bairro, ou no máximo de locais próximos na cidade.

Se essa mesma papelaria migrar para um E-Commerce, aumentam as chances de venda, expandindo o mercado para todo o Brasil. Consequentemente, maiores níveis de concorrência a nível nacional.

Portanto, o profissional de marketing digital fará uma análise minuciosa dos principais concorrentes com várias ferramentas que observam as atividades dos outros E-Commerces, quais tipos de anúncios eles estão fazendo, os posts que estão mais bem posicionados nos motores de busca e assim por diante para que seja garantida a eficiência das campanhas a serem implementadas.

2. Definição de personas

Dentre as atividades de um Analista de Marketing Digital está a de identificar o público-alvo da empresa e então trabalhar para que tudo seja pensado com base nesse público.

A definição de personas vai muito além do que identificar uma faixa etária e perfil genérico de pessoas que adquirem produtos e/ou serviços em determinada empresa.

É feito um trabalho mais detalhado sobre cada tipo de persona, como suas ambições, estilo de vida e outros fatores da personalidade.

3. Mídias Sociais

Por meio das redes sociais é onde uma marca geralmente constrói um relacionamento com o usuário. Cria-se engajamento e se torna muito mais próxima e participativa no meio digital.

É muito importante estar em uma comunidade onde você poderá descobrir quais os tipos de usuários que acessam sua página, o que eles esperam e fazer com que essas redes sejam uma porta de entrada para seu processo de conversão.

Muito mais do que saber como utilizar as mídias sociais, é importante ter conhecimento das ferramentas de mensuração. Muitas estratégias usam as redes como grandes aliadas na hora de estruturar uma campanha, por isso a importância de um Analista em Marketing Digital ter domínio dessa área.

Marketing com foco em resultado

4. SEO e Links Patrocinados

Técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e Links Patrocinados fazem parte do dia-a-dia do Analista de Marketing Digital.

SEO geralmente é uma das primeiras ações a serem feitas quando uma empresa começa a investir em marketing digital. Otimizações On-Page, melhora de ranqueamento e outros detalhes são imprescindíveis em início de estratégias.

São feitas buscas de palavras-chave relacionadas e então executado um trabalho em SEO e anúncios, dependendo das necessidades do cliente.

5. Inbound Marketing

De acordo com a Hubspot, o consumidor não quer mais ser comprado – está na hora de pararmos com propagandas agressivas que só pensam em vender os produtos a qualquer custo: o consumidor quer ser educado!

Essa estratégia está muito em alta e além de tudo envolve na prática outras estratégias, como Mídias Sociais e SEO, que são fundamentais nesse processo. Além do conteúdo, que é a principal chave do Inbound.

Estar por dentro de novas técnicas como Inbound Marketing, por exemplo, é muito importante em um mercado que está em constante mudança.

6. Mensuração de Resultados

Não adianta nada ter domínio de várias estratégias e técnicas, se não souber mensurar seus resultados. São a partir deles que são feitas mudanças, melhorias, investimentos certeiros e podemos ter ideia do andamento de todas as campanhas.

Então essa é uma atividade importante no papel de Analista de Marketing Digital, além de dominar ferramentas específicas para que seja feita a mensuração da forma correta.

 

O que eu preciso saber para me tornar um Analista de Marketing Digital?

o-que-analista-marketing-digital-precisa-saber

Preferencialmente, o profissional de marketing digital deve ser formado em alguma área de comunicação, como: relações públicas, publicidade ou jornalismo; ou em administração/marketing.

Depois, possuir curso ou especialização em Marketing Digital para que possa atuar de maneira eficiente na área. Além, é claro, de dominar as ferramentas e técnicas que as estratégias demandam.

O inglês também é um diferencial. A maioria dos materiais de qualidade para estudo e aprofundamento são todos em língua inglesa. As novidades primeiro surgem lá para depois chegarem no Brasil. Por isso é muito importante se manter atualizado e ficar por dentro das novidades gringas que estão adentrando o mercado.

O Analista de Marketing Digital deve ter a capacidade de planejar, criar, mensurar resultados, entender de relacionamento com o cliente e também ter uma boa habilidade de escrita.

É preciso muito estudo e buscar estar sempre atualizado do que acontece no meio digital. Assim, será possível aplicar estratégias eficazes e relevantes.

 

Os desafios de ser um Analista de Marketing Digital

O profissional de marketing digital está em constante aprendizado e gostar de rotina definitivamente não é para ele! É uma profissão em que para cada novo cliente a experiência é diferente, sendo todos os dias um desafio para trazer os melhores resultados para cada um.

É preciso muita responsabilidade já que estará lidando com pessoas, seguindo prazos e focando em metas estabelecidas.

Justamente por trabalhar com metas, é necessário ter muito comprometimento.

Diferentemente de profissionais que trabalham com publicidade que não apresentam resultados exatos do engajamento de uma campanha, por exemplo, no marketing digital não existe a possibilidade de enganar o cliente com a mensuração dos resultados por meio de ferramentas.

 

Onde pode trabalhar?

Um Analista de Marketing Digital pode trabalhar em empresas dos mais inúmeros segmentos que necessitem de um olhar técnico na área ou também agências específicas de marketing digital.

Cada vez mais popular, o marketing digital tem ganhado muito espaço em empresas de todos os portes. Com investimentos menores do que com a publicidade tradicional, mais possibilidades de inserção de um profissional do ramo para administrar essa área dentro de uma empresa.

Muitas optam por fazer o trabalho de marketing digital internamente e não dependerem de terceirização. Maiores oportunidades de emprego no mercado em inúmeros tipos de negócio que estão investindo no meio digital.

As possibilidades no mercado de trabalho estão aumentando com a forte demanda de clientes que estão procurando por serviços em marketing digital. Consequentemente, as agências especializadas e empresas de todos os tipos de seguimento estão contratando profissionais qualificados para trabalharem internamente e outras terceirizando o serviço.

As agências de marketing digital geralmente têm um ambiente descontraído e dinâmico, possuindo uma equipe especializada na área. Dessa forma você poderá atuar em uma área que tenha mais afinidade como SEO ou Mídias Sociais, por exemplo.

Se você pensa que somente trabalhar dentro de uma agência será sua única opção, está enganado! Cada vez mais os serviços freelance estão sendo contratados.

Freelances são pessoas qualificadas que trabalham em Home Office, com clientes bem delimitados e oferecem os mesmos serviços proporcionados pelas agências. Têm a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, já que é um serviço que não se limita a um ambiente de trabalho específico – alcançando assim a tão sonhada liberdade financeira.

 

Quais ferramentas o Analista de Marketing precisa dominar?

ferramentas-analista-de-marketing

O profissional de marketing digital precisa dominar ferramentas que auxiliam em todo o processo de planejamento. Sem elas, seria quase impossível mensurar resultados de maneira eficiente e criar uma estratégia pronta para alavancar resultados.

Existem várias ferramentas no mercado, mas aqui são algumas das mais populares – cada uma com sua funcionalidade específica:

  • Webmaster Tools (Identifica problemas em títulos, meta descriptions, erros de crawling, entre outros).
  • Keyword Planner (Pesquisa de palavras-chave)
  • Analytics (Mensuração de resultados)
  • Adwords (Links patrocinados/anúncios)
  • Pagespeed Insights (Avalia o tempo de carregamento e otimizações em HTML/CSS/JS de uma página)
  • Ubbersuggest (Pesquisa de palavras-chave)
  • Open Site Explorer (Analisa quantos links qualquer website possui)
  • Majestic SEO (Análise de backlinks)
  • Moz Analytics (Análise de backlinks, palavras-chave e gerenciador de projetos)
  • SEMrush (Gerenciador de projetos. Avalia o mercado e quais palavras você pode utilizar em seus projetos)
  • Deepcrawl (Analisa sites para apontar/encontrar problemas)
  • MailChimp (Ferramenta de disparo de e-mails)

Todo profissional de marketing digital precisará dominar algumas ferramentas básicas dessa lista. É necessário conhecimento em ferramentas de gestão e mensuração de resultados de redes sociais, disparo de e-mail marketing, automação de marketing, pesquisa de palavras-chave, entre outras.

 

Desenvolvimento da carreira

desenvolvimento-carreira-marketing-digital

Uma área em constante mudança e crescimento tende a oferecer muitas oportunidades. É um mercado que está necessitando de profissionais qualificados, então se você tiver os requisitos e experiência necessárias poderá alavancar a carreira com mais facilidade.

Cargos mais altos como gerenciamento de projetos, por exemplo, são possíveis em empresas de médio a grande porte. Nessas empresas existem equipes maiores e também mais possibilidades de crescimento.

Para você entender, os cargos possuem nomenclaturas relacionadas à experiência do profissional que indicam os níveis na carreira, são elas Júnior, Pleno e Sênior:

  • Júnior: É o profissional que está iniciando a carreira e tem experiência de até 5 anos na área.
  • Pleno: Experiência de 5 a 10 anos na área.
  • Sênior: Experiência a partir de 10 anos.

De júnior à sênior, ganhar bons salários e até se tornar empreendedor: são muitas possibilidades dentro do marketing digital.

 

Afinal, quanto ganha um Analista de Marketing Digital?

A média salarial de um Analista de Marketing Digital gira em torno de R$ 2.281,05, podendo variar entre R$2.001,00 a R$3.000,00.

É claro que conforme os anos de experiência no mercado, especializações e outros adicionais à carreira garantem salários bem acima da média do mercado.

 

 Será que essa é a profissão certa para mim?

analista-marketing-digital-profissao-certa.jpg

Se você não gosta de rotina, gosta de estar envolvido em vários projetos, tem vontade de aprender e capacidade de planejamento... Então essa é uma opção a considerar.

Invista em bons cursos, seja bom no que faz e terá a oportunidade de ingressar em um mercado emergente e cheio de possibilidades em um universo digital e interessante.

 

Mais populares