Receba conteúdos EXCLUSIVOS sobre Marketing Digital (é grátis!)

SEO

7 passos para se tornar um Analista de SEO desejado e bem sucedido

Se você está pensando em ser um profissional de SEO, saiba que existe uma ótima oportunidade. Conseguir ranquear os sites no Google organicamente é um conhecimento cada vez mais valorizado - e bem pago - pelas empresas.

O primeiro passo é saber se você é adequado para o cargo.

1. Quem é o analista de SEO

Dia-a-dia: Planejar as palavras-chave que devem ser trabalhadas, implementar as técnicas on-page e off-page para melhorar o ranqueamento e apresentar resultados.

Perfil: Desafiador, que saiba avaliar prioridades. São mais de 2.000 fatores avaliados pelo Google, portanto se você não souber focar no que traz um retorno maior, irá perder oportunidades. Como SEO envolve várias áreas, o profissional precisa ser flexível e gostar de lidar com coisas novas. Sempre estudar para ficar atualizado é fundamental, pois os algoritmos mudam rapidamente.

Conhecimentos desejados: HTML, Javascript, inglês (as melhores dicas saem antes em inglês) e noções de conteúdo.

Salário médio nacional: R$ 2.081,86 (Fonte: Catho). Bons profissionais ganham acima de R$ 3.000.

 

2. Fundamentos de SEO

Há muito conteúdo na internet sobre SEO. O problema é que, como a área muda muito rápidamente, muitos desses conteúdos que aparecem no Google já estão desatualizados. Se você não é um profissional experiente, poderá facilmente estar consumindo material ruim.

Por isso, minha dica é de investir na sua carreira e procurar um bom curso de SEO. Avalie se o professor tem experiência no assunto. Se sim, isso te ajudará a criar alguns atalhos para ser bem sucedido. Aproveite também os companheiros de turma para trocar experiências, principalmente com quem já atua na área.

Oportunidade: Curso de SEO em Curitiba com 98% de aprovação!

3. Referências para acompanhar

Agora que você já sabe os conceitos básicos, é hora de subir de nível. Essas são as principais referências para você acompanhar semanalmente:

Neil Patel
Apontado pela Enterpreneur Magazine como profissional número 1 no mundo. Ajudou empresas como Google, NBC, General Motors entre outras. É uma excelente referência para SEO.

http://neilpatel.com/br/

Search Engine Land
O nome já diz tudo. Eles fazem publicações diárias sobre o assunto. Possuem mais de 170.000 seguidores no Facebook. Além das dicas sempre atuais, possuem estudos de caso e materiais sobre outros buscadores, como o Bing.

http://searchengineland.com/

Moz Blog

Uma das principais ferramentas também é uma das principais referências na área de conteúdo. Vale um olhar especial ao Rand Fishkin, que sempre tem dicas muito boas e relevantes. No Facebook, são mais de 200.000 seguidores.

https://moz.com/blog

 

4. Ferramentas para conhecer

Um analista de SEO não é nada sem suas ferrramentas. Elas permitem coletarmos os dados necessários para planejar e avaliar os resultados. Seguem as principais ferramentas do mercado para você se aprofundar:

SEM Rush

SEMrush.jpg

Uma das principais do mercado, com mais de 990.000 usuários, a SEM Rush se destaca por ser completa. Permite analisar volume de busca, dificuldade de ranquear cada palavra, sazonalidade, backlinks entre outras informações importantes. Isso tudo, tanto do seu domínio quanto do seu concorrente, inclusive trazendo estimativas de quantas visitas orgânicas ele recebe. 

Preço (plano aconselhado): $149.95 mensal 

https://pt.semrush.com/

 

SEO Moz

moz.gif

Ferramenta muito parecida com o SEM Rush em termos de funcionalidades, o SEO Moz é bem completo. Eles possuem uma versão específica para quem tem o objetivo de ranquear localmente que pode ser interessante para negócios físicos.

Preço (plano aconselhado): $149.00 mensal 

https://moz.com/

 

Ahrefs

ahrefs.jpg

A briga é grande entre essas ferramentas. A Hrefs possui mais de 600.000 usuários. Além das principais funcionalidades, ela se destaca pelos relatórios de backlinks usados para procurar novas oportunidades. Um trabalho bem feito de backlinks pode ser crucial para o sucesso da campanha. A funcionalidade para descobrir ideias de conteúdo é outro diferencial.

Preço (plano aconselhado): $179.00 mensal 

https://ahrefs.com

 

5. Experiência prática

Pois bem, vamos passar da teoria para a prática. Comece com um site onde você terá liberdade para realizar seu trabalho. Reserve ao menos 32 horas por mês para trabalhar com ele. Instale uma das ferramentas e divirta-se.

Só não esqueça de gerar relatórios mensais para acompanhar a evolução e fazer disso um case para ser apresentado.

 

6. Encontrar o lugar ideal para trabalhar

Você pode aplicar seus conhecimentos de SEO em uma agência especializada ou em uma empresa de outro ramo que busca fazer SEO para seu próprio site. Esse último, em especial, pode ser um primeiro passo e ser usado como "trampolim" para ganhar experiência. No entanto, para ter condições de crescer profissionalmente e lidar com vários tipos de empresas, buscar uma agência provavelmente será o lugar onde você irá criar raízes.

Ao conseguir experiência, envie seu currículo com seu case bem apresentado para agências que fazer esse trabalho na sua região. Com a carência de bons profissionais, não tenha dúvidas que logo você será chamado.

 

7. Me destacar como profissional

Já gerencia várias contas? Então é hora de se destacar. Além da parte técnica, você precisará saber lidar com o cliente para deixar claro o quanto seu trabalho é importante. Trabalhar com foco no resultado em vendas será um grande diferencial, explicando o quanto foi grande o retorno em relação ao valor investido.

Consiga tudo isso e será um profissional desejado pelo mercado! 

Gostou das dicas? Então curta ou compartilhe com seus amigos!

Fique à vontade para comentar ou deixar sua dúvida abaixo e não esqueça de se inscrever em nossa lista, para receber novidades atualizadas!

Um abraço e até o próximo post!