Receba conteúdos EXCLUSIVOS sobre Marketing Digital (é grátis!)

Loja Virtual Youtube

Como aumentar as vendas no e-commerce com o Youtube

Os e-commerces crescem rapidamente, ano após ano. Porém, algumas barreiras ainda encontradas são o aspecto cultural e a impessoalidade que uma venda na internet traz.

Para combater essas objeções, começaram a ser utilizados vídeos como um importante conteúdo de apoio nas vendas online. Afinal, esta mídia consegue humanizar mais as vendas e, muitas vezes, tangibilizar os benefícios da maioria dos produtos, justamente aspectos nos quais textos e imagens deixam a desejar.

Esta ação começou a resultar no aumento da conversão de vendas. Aqui na CreativeBizz, e no nosso curso de e-commerce, já vimos um crescimento de 160% na conversão de produtos, apenas adicionando um vídeo. E, para aproveitar esses benefícios, nada melhor que usar o principal site de streaming de vídeo, que é o Youtube. Ele pode ser utilizado tanto para vídeos com informações de produtos, quanto para conteúdo viral, a fim de alavancar a marca.

Outra grande vantagem de se trabalhar com vídeos é que o Youtube é o 2º principal mecanismo de busca da internet, perdendo apenas para o Google. Portanto, ter conteúdo disponível nessa ferramenta acaba criando um canal extra de aquisição de clientes para o seu negócio.

Para que você possa aumentar vendas no e-commerce com o Youtube, é preciso criar um canal e estar atento a vários detalhes. Por exemplo: é fundamental que a imagem de capa e o vídeo institucional já deixem claro ao usuário qual é o posicionamento da empresa. Se você conseguir chamar a atenção do usuário em até três segundos, existe uma grande chance de ele continuar assistindo aos seus vídeos.

Quanto à organização, crie playlists por assuntos, o que facilita a navegação e, ainda, aumenta o engajamento, na medida em que, após terminar um vídeo, o Youtube automaticamente dá sequência a outros. Também são importantes tags bem descritas, com o objetivo de facilitar a busca e a frequência na atualização, para manter o interesse dos internautas.

No que diz respeito aos vídeos em si, é importante tomar cuidado com o tempo de duração dos mesmos, pois materiais mais longos contam com maior taxa de rejeição. A qualidade de áudio, vídeo e edição também é um fator importante para manter os usuários no seu canal. Fazer legendas para os seus vídeos e ter uma descrição detalhada também são pontos que influenciam nos resultados. Lembramos que todos esses itens que citamos, além de fazerem com que você ganhe pontos com os usuários, também otimizarão o rankeamento dos seus vídeos, de acordo com a avaliação dos mesmos no Youtube.

Outro ponto que gera dúvidas frequentes é se as marcas necessitam de um engajamento tão alto no Youtube, quanto em outras mídias sociais. O engajamento é importante para a divulgação dos vídeos e aumento de views, além de beneficiar o rankeamento. Porém, ele não tem o mesmo peso que em outras mídias sociais. A partir do momento em que usuário tem a liberdade de procurar os vídeos que deseja, estar bem posicionado na busca do Youtube acaba sendo mais relevante que o engajamento em si.

Marketing com foco em resultado

Case de sucesso

Um dos casos mais emblemáticos é o da marca de liquidificadores americana Blendtec. O produto tinha a potência e resistência como diferenciais. Porém, isso não era percebido pelo mercado.

Com as vendas baixas, a empresa entendeu que precisava tangibilizar essas qualidades para os seus clientes. Ao invés de criar um vídeo institucional falando do produto, eles começaram a lançar desafios nos quais o liquidificador triturava de iPhones a cabos de vassoura. Até canecas de porcelana e bolinhas de gude foram utilizadas.

Ou seja: igualmente com um vídeo, a empresa conseguiu evidenciar as qualidades e tornar o conteúdo interessante, sujeito à divulgação viral entre os usuários. Este caso ficou famoso no mundo inteiro e mudou completamente a trajetória da empresa.

Mais populares