Receba conteúdos EXCLUSIVOS sobre Marketing Digital (é grátis!)

Carreira

Conheça as carreiras em marketing digital e quanto ganham

carreiras-marketing-digital-quanto-ganham.jpg

Não tem como negar que estar conectado já faz parte da vida das pessoas, sendo para ler blogs, pesquisar, comprar ou ficar nas redes sociais. Essa realidade faz com que cada vez mais as empresas sintam a necessidade de fazerem parte desse meio, para que de alguma forma se conectem com seu público de maneira efetiva.

O marketing está sendo repensado por conta desse impacto da internet na vida das pessoas e, consequentemente, na forma que elas consomem conteúdo e produtos.

Aí entram os profissionais de marketing digital, cheios de conhecimento e técnicas para tornarem a experiência online dos usuários ainda melhor.

São eles os responsáveis por promover uma marca ou produto na web através do planejamento e do uso de várias ferramentas, levantando resultados e aprimorando campanhas constantemente.

Segundo a Revista EXAME, essa é uma das profissões mais promissoras de 2016. Principalmente fora do Brasil, o marketing digital tem ganhado muita força e gerado muitos empregos – o que é o caso da Irlanda que tem uma estimativa de 150.000 vagas para marketing digital a serem criadas até 2020, segundo o Digital Marketing Institute.

Mesmo o marketing digital sendo uma carreira bastante promissora, ainda existe uma dificuldade das empresas de encontrarem profissionais qualificados para assumirem cargos na área.

Marketing com foco em resultado

No Brasil, ainda não existe nenhuma universidade que ofereça cursos para qualificar esses profissionais nas grades regulares. As opções no momento têm sido especializações e cursos voltados à área.

Para iniciar uma carreira em marketing digital, o primeiro passo é fazer uma faculdade voltada às áreas de comunicação (relações públicas, jornalismo e publicidade) ou marketing.

Obviamente que isso não é uma regra, mas ter conhecimentos básicos em comunicação é imprescindível para uma boa estratégia de marketing online. Conhecimento intermediário a avançado em inglês também é um grande diferencial.

Existem várias opções de carreira que podem ser seguidas dentro do Marketing Digital – e com salários bem atrativos. Quer conhecer algumas delas? [FONTE: Rafael Damasceno]

 

analista-marketing-digital.jpg

 

Cargo: Analista de Marketing Digital

O que faz: Desenvolve ações e planeja campanhas digitais que gerem conversões.

O que precisa saber: Dominar ferramentas e técnicas de marketing digital, relacionamento, mensuração de resultados.

Média salarial: De 2.001,00 a 3.000,00

É um profissional que tem uma visão ampla sobre marketing digital e domina todas as áreas envolvidas. O Analista de Marketing Digital tem conhecimento necessário para criar, planejar e mensurar resultados de campanhas com foco em resultados.

_____________________________

Cargo: Analista de Mídias Sociais

O que faz: Cria, gerencia e atualiza a presença de marcas nas redes sociais

O que precisa saber: Redação, mensuração de resultados e relacionamento com o consumidor.

Média Salarial: 2.355,00 a 5.125,40

A presença nas redes sociais é de extrema importância. A maioria dos públicos se encontra nessas redes, sendo uma ótima oportunidade de negócio e engajamento com usuários.

O profissional de Mídias Sociais precisa dominar a língua, saber se comunicar com eficiência e levantar resultados por meio de relatórios completos.

_____________________________

Cargo: Analista de Métricas

O que faz: Coleta e atualiza os dados de uso dos produtos digitais a fim de identificar melhorias estratégicas para os negócios.

O que precisa saber: Planejamento, Pesquisa de público e front-end básico.

Média Salarial: 3.431,40 a 7.260,40

Ter conhecimento de ferramentas de mensuração é imprescindível, além de saber interpretá-las com o objetivo de assinalar pontos fracos e fortes dentro das campanhas e solucionar problemas.

O Analista de Métricas tem a função de compilar todo o andamento dos projetos, sendo essencial em qualquer planejamento para que sejam feitos os investimentos certos.

_____________________________

Cargo: Analista de SEO

O que faz: Melhora o posicionamento de canais em pesquisas relevantes nos sites de busca.

O que precisa saber: Pesquisa de público, redação e desenvolvimento front-end.

Média Salarial: 1.510,60 a 5.079,20

O papel do Analista de SEO é imprescindível nas estratégias de marketing digital. O trabalho de SEO geralmente é um dos primeiros a serem feitos e tem como objetivo “arrumar a casa” antes de iniciar todos os pontos do planejamento.

O profissional dessa área analisa a concorrência, identifica palavras-chave, cria estratégias de conteúdo e basicamente tem a função de melhorar a relevância de um site nas buscas orgânicas.

_____________________________

Cargo: Analista de Conteúdo

O que faz: O conteúdo de qualquer produto digital (sites, banners, aplicativos).

O que precisa saber: Português, redação voltada para vendas e SEO.

Média Salarial: 2.240,00 a 6.324,00

O Analista de Conteúdo é responsável por todo o conteúdo planejado em cima da estratégia de SEO, focando no público e o educando para que haja engajamento e conversões.

Dentro do marketing digital, conteúdo é rei. O conteúdo é a chave da maioria das estratégias e sem ele estratégias de Inbound, por exemplo, não existiriam. O Analista de Conteúdo é fundamental dentro do marketing digital e deve saber conversar com o público, dominar a língua e possuir habilidades de escrita.

_____________________________

 

Os salários em marketing digital variam de acordo com o tempo de experiência do profissional na área. As nomenclaturas Júnior, Pleno e Sênior são responsáveis por identificar esse tempo:

  • Júnior: É o profissional que está iniciando a carreira e tem experiência de até 5 anos na área.
  • Pleno: Experiência de 5 a 10 anos na área.
  • Sênior: Experiência a partir de 10 anos.

 

Afinal, devo investir na carreira em marketing digital?

carreira-marketing-digital.jpg

Independente da área específica de atuação de um profissional de marketing digital, esta é uma carreira em constante crescimento e cheia de oportunidades.

Portanto, se especializar nessa área aumentará ainda mais as chances da sua inserção no mercado de trabalho e abrirá muitas portas para crescimento profissional e quem sabe, a tão almejada liberdade financeira.

Mais populares