Receba conteúdos EXCLUSIVOS sobre Marketing Digital (é grátis!)

Dicas de Marketing digital

Como escolher os melhores canais para investir em marketing digital

escolher-canais-investir-marketing-digital.jpg

Com novos canais de comunicação surgindo dia após dia, fica difícil decidir em qual investir e o que daria mais retorno para o seu negócio. Existe uma vantagem no meio disso tudo: mais canais = nichos mais segmentados e maior chance de atingir o seu público em cheio.

Mesmo com o lado positivo de todas essas opções, a dificuldade é justamente encontrar o público e saber exatamente como ele se comporta e como recebe as informações para criar estratégias de marketing que realmente funcionem.

Então, se você está em dúvida sobre quais estratégias optar e quais canais são os ideais para investir, preparamos uma lista de 6 perguntas para você refletir e responder antes de decidir sobre sua estratégia de marketing digital.

Após responder todas as perguntas, você terá mais ideias de onde seu público está e quais os canais que melhor se encaixam nesse perfil. Aí, é só colocar a mão na massa!

 

Qual os objetivos da empresa?

A primeira questão que você deve responder está relacionada com seus objetivos. Toda e qualquer estratégia que você definir deverá ser baseada nesses objetivos e, por meio delas, é que estes serão alcançados.

Desmembre o seu objetivo macro, como por exemplo, “vender mais”. Vá mais à fundo e seja mais específico. Seria “vender X produtos até tal mês” ou “aumentar em 15% as vendas até final do ano”? Seja específico, mas também coloque os pés no chão. De nada adianta você chutar números altos que são impossíveis de alcançar em determinados períodos de tempo.

Faça uma análise de crescimento da sua empresa e quais são as projeções palpáveis para que os ganhos aconteçam gradativamente.

Quando definimos pequenos objetivos que, juntos, formam o nosso objetivo maior, conseguimos construir passo a passo o que precisa ser feito e da melhor maneira que pode ser feito. Por isso, é muito importante definir metas reais, que façam o trabalho evoluir pouco a pouco e de forma saudável, sem meter os pés pelas mãos.

Quando definimos nossos objetivos, já conseguimos filtrar os melhores canais. Se queremos melhorar a comunicação com os consumidores, que tal ser mais ativo nas redes sociais em que eles estão presentes? Ou, se você deseja mais tráfego e conversões no seu site, talvez uma estratégia de SEO seja o ideal.

Viu só como as coisas já ficam mais claras? Mas calma! Ainda existem mais alguns pontos que devem ser levados em conta e que são essenciais na hora de escolher os melhores canais para investimento.

 

Quem são suas personas?

definir-personas-investir-marketing-digital.jpg

Entender o seu público é o primeiro passo antes de pensar em estratégias. Definir uma persona é muito mais do que definir um público-alvo, com apenas informações gerais como idade, gênero e escolaridade, por exemplo. Definir uma persona é criar um perfil do cliente perfeito para o seu negócio.

Uma empresa pode ter mais de uma persona, com perfis diferentes. Ao criar um persona, muitos outros pontos são levados em consideração e vão além dos dados simples de público-alvo. É como se você contasse uma breve história sobre o dia a dia dessa pessoa, seus hobbies… e tudo que supostamente a influenciaria na hora de tomar uma decisão, por exemplo.

Definir suas personas te dará um norte para onde deve seguir, quais são os canais em que você precisa estar presente e quais desafios você vai enfrentar. Sabendo quem são suas personas, fica mais fácil entender qual linguagem deverá ser usada, quais redes essas pessoas utilizam e, assim, filtrar suas opções.

Para que a criação dessas personas faça sentido, é necessário que seja feita uma pesquisa com seus clientes reais e, em seguida, montado o perfil fictício. Todos os dados de comportamento e informações serão compiladas para que sejam formadas as personas da sua empresa.

 

Qual o perfil do seu público-alvo como usuário de internet?

Este é um dos pontos que podem também fazer parte da definição das personas. Incluir informações sobre o perfil do usuário na internet é primordial, uma vez que este será seu principal canal de divulgação.

Usuários que nasceram a partir dos anos 2000, por exemplo, são uma geração muito mais ligada no imediatismo, consomem muito mais vídeos do que livros e por aí vai… mas é sempre bom lembrar que essas constatações devem vir das pesquisas de persona mencionadas anteriormente, e precisam fazer sentido dentro do seu nicho de atuação.

 

O que já foi ou está sendo feito?

Existe alguma coisa que já está sendo feita e que funciona bem? E quais foram as experiências no decorrer dos anos com marketing digital? Tudo isso deve ser levado em consideração, pois muitas coisas já podem estar funcionando bem e precisam ser apenas melhoradas.

O mesmo acontece com as ações que deram errado, como uma forma de evitar que sejam repetidos esses erros em novas estratégias. Assim, fica mais fácil saber o que pode continuar sendo feito, o que pode ser otimizado e quais ações ainda não estão sendo exploradas.

 orçamento-investir-marketing-digital.jpg

 

Qual o orçamento destinado para marketing digital?

Algo que pode definir muito sobre sua estratégia de marketing digital é o orçamento que está destinado para a área. Dependendo do limite de orçamento, campanhas grandes podem se tornar inviáveis, por exemplo.

Saber exatamente o quanto será investido em marketing digital poderá indicar quais as melhores ferramentas e para quais áreas e soluções é mais viável e interessante dar mais atenção. 

Se ainda não tem ideia do quanto investir, procure fazer orçamento e entender qual a média de valores dos serviços que está interessado. Em agências full service, por exemplo, existe a possibilidade de optar por um valor X a ser pago mensalmente e que poderá ser remanejado de acordo com as necessidades do momento. Esta é uma boa alternativa para distribuir a verba conforme o que está dando mais retorno no momento.

 

Já identificou as oportunidades?

Ficar de olho no mercado e encontrar formas inovadoras de se inserir no mundo digital é muito importante. Mantenha-se atualizado com as novidades, tanto de canais como também de tendências que estão sendo lançadas… identificar oportunidades pode ser um ponto de partida para estratégias vencedoras!

 

Agora que você respondeu todas essas perguntas, chegou a hora de ligar os pontos e ver quais tipos de investimento mais se encaixam aos seus objetivos, orçamento e público. Depois de um bom planejamento, é só aplicar seus conhecimentos em marketing digital da melhor forma para que sua empresa comece a ver os resultados.