Receba conteúdos EXCLUSIVOS sobre Marketing Digital (é grátis!)

Inbound marketing Dicas de Marketing digital

Como escrever conteúdos para Inbound Marketing

51757004_l.jpg

Uma grande dificuldade, quando se começa a trabalhar com Inbound Marketing, é a de como escrever conteúdos para um blog dentro de uma estratégia de Inbound.

Por ser uma metodologia ainda recente no Brasil, é difícil encontrar profissionais que tenham experiência no assunto e saibam como escrever posts voltados à conversão para um blog. E como o Inbound Marketing tem como base o conteúdo, um profissional especializado no assunto é essencial para gerar leads.

 Por isso, criamos algumas dicas poderosas que vão facilitar sua vida e te deixar preparado para escrever posts memoráveis e atrair um mar de novos visitantes!

 

1. Foco no objetivo

Antes de começar qualquer coisa, é preciso traçar um objetivo para o conteúdo. Por exemplo: “explicar as vantagens de um serviço”, “como fazer alguma coisa”, “dar dicas de direção”, etc.

O objetivo vai ser definido no gameplan de conteúdo e depende muito de qual parte do funil de vendas ele estará.

Escreva todo o conteúdo mantendo esse objetivo em mente. E, no final, tenha certeza de ter alcançado. Se ainda tiver dúvidas se foi alcançado é porque ainda não terminou o texto.

 

2. Cada texto, um tema

Cada conteúdo deve ter apenas um tema, ou seja, um assunto que deve tratar. Evite desviar do tema definido e nunca tente escrever um post para tratar de dois temas diferentes.

As vantagens de ter cada conteúdo para um tema são que, você terá mais páginas indexadas pelos motores de busca e terá um conteúdo mais denso e de qualidade para cada item.

 

3. Conheça as palavras-chaves

Todos os conteúdos precisam ficar bem ranqueados no Google. E para isso, são definidas as palavras-chaves em que se deve focar, com base em pesquisas sobre o que as pessoas estão buscando.

Elas devem aparecer obrigatoriamente no texto, tanto em sua forma original, quanto usando sinônimos e/ou outras formas de dizer a mesma coisa. Os motores de busca têm uma tecnologia muito avançada, e reconhecem sinônimos e até palavras escritas de maneira errada, na hora de avaliar uma página.

 

4. Escolha o título perfeito

51757056_l.jpg

Além de, preferencialmente, ter as palavras-chaves, seu título tem que chamar a atenção, criar interesse, pois é a primeira coisa que alguém verá do seu texto. Até antes mesmo de abrí-lo, na página de resultados de busca.

Mas, lembre-se que o título deve ser condizente com o que você está falando no seu conteúdo. Nunca uma propaganda enganosa. Além de não ranquear bem em SEO, este tipo de prática só vai decepcionar o visitante e resultará em nenhuma conversão.

 

5. Conheça bem o leitor

Ao implantar uma metodologia de Inbound Marketing, uma das primeiras coisas é definir quem são as personas, ou seja, o “cliente ideal” para sua empresa.

Com as personas já definidas, será com foco nelas que todos os conteúdos serão criados. Cada conteúdo deve ter uma persona, que precisa estar designada no gameplan.

Utilize sempre uma linguagem que tenha a ver com a persona do seu conteúdo, ela precisa sentir que você faz parte do universo dela, que quem escreve é alguém que entende os problemas dela, gerando empatia e confiança.

 

6. Converse com seu leitor

Um conteúdo de Inbound é uma conversa. Ele tenta eliminar as dúvidas que vão surgindo na mente de quem está lendo.

Tente se colocar no lugar do seu leitor, imagine o que ele vai pensar ao ler cada parte do seu texto. E com isso, tente antecipá-las, esteja sempre um passo a frente. Assim você vai naturalmente respondendo às interrogações assim que forem surgindo.

 

7. Seja didático

Seu conteúdo precisa ser, acima de tudo, informativo e educativo. Quem está acessando tem dúvidas e necessidades, e você precisa eliminá-las.

Um post de inbound não é um texto jornalístico, nem mesmo publicitário. A intenção principal é ajudar o leitor, responder suas dúvidas, ele precisa estar agradecido ao terminar de ler.

Seu texto deve ser o último que ele abra quando estiver buscando sobre o assunto - e de preferência, o primeiro também.

 

8. Tenha ritmo

O texto precisa ser gostoso de ler, mesmo que seja sobre um assunto mais técnico.

Evite escrever em um ritmo contínuo, isso vai cansar o leitor e fazê-lo perder o interesse.

Quebre parágrafos, intercale entre blocos de textos mais longos e menores. Deixe em um tom mais leve. Adicione pontos engraçados, se tiver essa abertura.

Escreva algo que seja lido de forma natural e, ao chegar no final, não tenha sentido que leu tanto.

39254789_l.jpg

 

9. Evite rodeios

A internet é um mundo cheio de distrações, além dos já naturais do nosso dia-a-dia.

Entre mensagens, e-mails, vídeos, pop-ups, gifs animados, você precisa manter a atenção do seu leitor. Se ele chegou ao seu texto, ele tem interesse, então basta que você mantenha esse interesse ativo.

Portanto, evite fugir muito do assunto principal, ou mesmo fazer muitos floreios no texto. Pense que o leitor não tem muito tempo sobrando quando ele estiver lendo seu conteúdo, não é um momento em que ele tirou para sentar num parque e ler um livro. Seja direto!

 

10. Escaneabilidade

Quando alguém acessa uma página na internet, ele dá uma olhada rápida por cima, a procura do que lhe interessa. Facilite a vida dele e mostre que seu conteúdo tem o que ele procura.

Use listas, subtítulos e tente sobressaltar essas palavras e frases importantes (negritos, cores diferentes, citações etc). Isso vai ajudá-lo a ter mais interesse em ler o texto todo.

Imagens também são importantes para ajudar a ilustrar o que está sendo dito.

 

11. Escreva muito

Há um dito popular de que, na internet, deve-se escrever textos curtos. Isso não acontece em Inbound!

Quem busca algum conteúdo quer ter seus problemas resolvidos ou encontrar um caminho que ajude-o a resolvê-los. Textos com menos de 3 parágrafos só vão decepcionar visitantes. Além de ser péssimo para ranqueamento em SEO.

Portanto, nada de textos vazios e “chama-cliques”. Escreva conteúdo denso e de qualidade, que seja um diferencial.

 

12. Faça perguntas

E responda-as!

Utilize as dúvidas que o seu leitor tenha. E vá respondendo-as ao longo do texto. Esse é o preceito principal ao montar o seu conteúdo.

Importante: crie uma conclusão para seu texto. Não deixe que alguém termine de lê-lo e fique com a sensação de que não teve um final.

Lembre-se: Conteúdos de inbound são solucionadores.

 

13. Pesquise sobre o assunto

Antes de começar a escrever, pesquise sobre o assunto. Tanto em relação ao conteúdo em si, mas também como ele é abordado por aí, quais são as principais reclamações e interesses de quem fala sobre.

Isso é básico para qualquer tipo de texto, mas ajuda muito na hora de desenrolar o conteúdo. Mesmo que você já saiba sobre o assunto.

Ler sobre, vai aflorar mais ideias sobre o que escrever. Além de você saber que o seu conteúdo tem que ser, no mínimo, melhor do que o melhor conteúdo que você encontrou sobre o mesmo assunto.

 

14. Anote ideias e tópicos

Anote tópicos e ideias que você pretende abordar no texto. Ao pesquisar, já vá escrevendo e copiando, como um rascunho. Faça uma lista. Use post-its ou ferramentas digitais.

Evite ao máximo começar um texto sem ter pensado na estrutura dele antes. Isso evitará de perder a linha de raciocínio e acabar falando de algo sem relação com o assunto inicial e até ter um texto sem coesão e conclusão.

Você que define a melhor maneira para fazer isso. Importante é que seja algo prático e simples, que te ajude em vez de atrapalhar.

51349387_l.jpg

 

15. Revise tudo

Sempre revise seu texto. Não apenas o básico, gramática e ortografia. Revise, também, se ele está bem compreensível, se não possui pontos dúbios, se alcançou seu objetivo inicial etc.

Também analise se existe alguma parte que ficaria melhor se escrita de uma forma diferente. Peça opiniões sobre o conteúdo.

Otimize seu texto ao máximo!


Espero com essas 15 dicas te ajudem a escrever textos melhores e de forma mais fácil. Ter uma metodologia aumenta sua produtividade até mesmo quando se está sem ideias.

Para saber mais sobre o que é e como funciona o Inbound Marketing, acesse nossa página “O que é Inbound Marketing?”.

 

Grande abraço e ótimos textos!

Mais populares