Receba conteĂșdos EXCLUSIVOS sobre Marketing Digital (Ă© grĂĄtis!)

Loja Virtual Adwords

🛒 Como funciona o Google Shopping

google-shoppingAs ferramentas de comparação de preços online, que tĂȘm o Google Shopping e o BuscapĂ© como lĂ­deres de mercado no Brasil, vĂȘm crescendo bastante. Isto se deve muito Ă  facilidade dos usuĂĄrios em procurar produtos, avaliando os preços de forma rĂĄpida e organizada. Sempre com um link direto para a loja online.

Outro fator responsĂĄvel por esse crescimento Ă© o nĂșmero de buscas em comparadores utilizando plataformas mobile. Afinal, para quem estĂĄ dentro de uma loja fĂ­sica e gostou de um produto, nĂŁo custa usar o telefone para ver se o preço estĂĄ valendo a pena. Caso nĂŁo esteja, ele tem a opção de comprar na internet, por um preço menor.

Neste artigo, focaremos em saber como funciona o Google Shopping, pois, além de sua usabilidade e praticidade para cadastros, ele tem uma marca extremamente forte, no que tange a buscas na internet. São mais de 90% de marketing share em um produto que estå cada vez mais enraizado na cultura das pessoas. Hoje em dia, se alguém não sabe algo, o que vem à mente é procurar no Google.

Conscientes de sua força no mercado de procura online, eles integraram o Google Shopping Ă  sua ferramenta natural de busca. Ou seja: quando digito, por exemplo, “TV de plasma” no Google, ele traz, dentre os resultados, o conteĂșdo do Google Shopping, de forma organizada. O objetivo Ă© criar a cultura de se utilizar esta ferramenta quando o interesse Ă© comprar um produto. Com toda essa estrutura em mĂŁos, parece que nĂŁo vai ser difĂ­cil.

A partir de 2013, a plataforma passou a ser paga no Brasil, através da política de CPC (custo por clique), a mesma utilizada no Google AdWords.

Quer testar na sua loja? Neste artigo, veremos um guia completo, para que vocĂȘ tenha seus produtos encontrados no Google Shopping. Vamos lĂĄ!

Marketing com foco em resultado

Assim como outros comparadores de preço, ele contém uma pågina específica para a busca de produtos: http://www.google.com.br/shopping?hl=pt-BR.

Google shopping
1 - Para começar, Ă© preciso realizar o cadastro no Google Merchant Center, local disponibilizado para realizar cadastro de produtos para o Google Shopping. VocĂȘ deve utilizar a mesma conta que vocĂȘ possui no Google AdWords e Analytics, caso possua, para facilitar a integração entre as contas.

2 - Configure sua conta no Google Merchant Center. Para isso, acesse a conta com o seu login e senha. O Google irĂĄ direcionar vocĂȘ para configurar sua conta.

3 - O primeiro passo na configuração é selecionar seu local.

Merchant center

4 - Os próximos passos são os termos de uso e uma série de dados sobre o seu site.

Merchant center - configuracao

 

5 - Depois, Ă© preciso reinvindicar o seu site, ou seja, ajudar o Google a reconhecer que vocĂȘ realmente Ă© o proprietĂĄrio. Para isso, clique em “DefiniçÔes Gerais”, para acessar a ĂĄrea de configuraçÔes.

Merchant center - Painel

6 - Agora, solicite para “Verificar este URL”.

Merchant center - configuracao2

7 - Siga os passos informados. Pelo mĂ©todo recomendado, vocĂȘ deverĂĄ copiar o arquivo gerado pelo Google e colocĂĄ-lo na raiz do seu FTP (lugar onde seu site estĂĄ hospedado). Agora, basta solicitar para “Verificar”.

Merchant center - Central

8 - Com o site verificado, podemos começar a configurar os produtos. Para isso, clique em “feed de dados” e, depois, em “novo feed de dados”.

Merchant center - Feed

9 – Selecione o nome do seu feed. Neste exemplo, nomeamos como “teste”. Escolha a forma com que serĂĄ realizado o envio. Aconselhamos a utilização da planilha do Google. PorĂ©m, caso vocĂȘ nĂŁo possua uma conta, vocĂȘ poderĂĄ enviar uma planilha criada no Excel. O formato de ambas Ă© o mesmo. Segue um modelo para ser seguido. Para entender o que cada atributo significa, vocĂȘ pode visualizar este manual do prĂłprio Google.

Merchant center - NovoFeed

10 – ApĂłs enviar seus produtos, o Google realizarĂĄ uma anĂĄlise, exibindo os produtos aprovados e nĂŁo aprovados. No caso de nĂŁo aprovados, vocĂȘ pode visualizar o motivo em “feed de dados” -> “Status”.

Merchant center - Feed2

11 – ApĂłs essa etapa, nĂŁo esqueça de colocar crĂ©ditos no seu Google AdWords (que pode ser acessado pelo prĂłprio Google Shopping), pois serĂĄ atravĂ©s dele que a cobrança serĂĄ realizada. Lembramos que o Google AdWords aceita cartĂŁo de crĂ©dito, dĂ©bito e boleto bancĂĄrio.

12 – O Ășltimo passo Ă© ativar a campanha e monitorar os resultados.

Merchant center - Preco

Com isso, finalizamos este tutorial. Esperamos que tenha ajudado e que vocĂȘ consiga trazer um trĂĄfego de qualidade para o seu site. Boas vendas!

Gostou das dicas? EntĂŁo curta ou compartilhe com seus amigos!

Fique Ă  vontade para comentar ou deixar sua dĂșvida abaixo e nĂŁo esqueça de se inscrever em nossa lista, para receber novidades atualizadas!

Um abraço e até o próximo post!

DĂșvidas de marketing digital