Receba conteúdos EXCLUSIVOS sobre Marketing Digital (é grátis!)

Dicas de Marketing digital

Como gerar mais tráfego para o meu site?

Como gerar mais tráfego para o meu site?

Um dos principais desafios que analistas de marketing digital e donos de sites enfrentam é receber tráfego estável e constante para o site deles. Você também faz parte desse grupo? Esse é um dos objetivos que você persegue insistentemente?

Então você está no lugar certo. Nesse artigo vou falar sobre geração de tráfego e compartilhar algumas dicas práticas para conseguir mais público para o seu site.

Vamos pensar juntos como ganhar mais visitantes à curto prazo, escolher canais certos e definir melhores estratégias para converter visitantes em consumidores.

 

1. Quais são os jeitos baratos e eficazes de ganhar mais tráfego no curto prazo?

Uma empresa nova e com orçamento limitado vai, sem dúvida nenhuma, querer ver os retornos dos esforços investidos no aumento de tráfego o mais rápido possível. Vamos analisar algumas atividades que podem ajudar a alcançar este objetivo.

 

Lançar uma campanha de PPC

Publicidade paga, também conhecidos como links patrocinados, é um jeito eficaz de trazer mais visitantes para o seu site em pouco tempo. Digo mais: é uma ótima oportunidade para sites recentemente criados.

Entretanto, assim que você encerrar a sua campanha de PPC (pay per click) provavelmente vai constatar a queda de tráfego. Ou seja, contar com PPC para ser a sua principal fonte de tráfego não nós parece a melhor estratégia.

 

gerar-trafego-campanha-ppc

 

Poste conteúdo único e relevante no seu site

Crie posts profundos e bem escritos que vão atrair os visitantes naturalmente. Essa regra de ouro sempre funciona.

Separe um tempo para criar posts sólidos, com conteúdo que continua sendo atual mesmo com a passagem de tempo e que atrairá visitantes ao seu site por muito tempo. E aborde alguns temas quentes também!

 

Construa relações com influenciadores  de opinião

Criação de conteúdo só é uma parte da sua estratégia. Para conseguir resultados, é necessário dedicar um tempo à promoção desse conteúdo. Por isso, crie relações com líderes de opinião e influenciadores da sua área - e faça com que eles comecem falar dos seus posts.

É verdade que para criar relações fortes e mutualmente benéficas é preciso de tempo. No entanto, os resultados disso valem muito a pena!

 

Seja ativo nas redes sociais relevantes e comunidades online

Descubra quais são as redes sociais nos quais seu público passa mais tempo. Confira os Twitter Chats relevantes, seja ativo nos grupos de Facebook e utilize grupos profissionais para te ajudar a promover o conteúdo!

gerar-trafego-redes-sociais

 

Experimente escrever guest posts

Publicar guest posts é um ótimo jeito para conseguir backlinks, especialmente se o blog receptor permite publicação de links com atributo “dofollow”.  Mas, mesmo se você não conseguir nenhum link, é um bom jeito de alcançar público novo e se mostrar como especialista na área.

 

Requalificação de conteúdo

Que tal reaproveitar conteúdos já existentes e deixá-los ainda mais atraentes? Muitas vezes você já pode possuir posts bem acessados, mas que de repente podem ser enriquecidos e deixados ainda mais interessantes.

Esta é uma técnica bastante utilizada para que seu conteúdo sempre esteja atualizado e não perca a relevância. A vantagem de utilizar o mesmo post para adicionar novas ideias do mesmo assunto, ao invés de criar um post novo, é que o conteúdo antigo já estaria teoricamente bem ranqueado nos mecanismos de busca. Com isso, você pode melhorar ainda mais esse posicionamento e tem bem menos esforços para fazer subir um novo conteúdo no ranking.

Requalificar um conteúdo significa dar ainda mais qualidade à ele e moldá-lo para se desempenhar cada vez melhor. Lembre-se de que o Google valoriza conteúdo rico e isso é justamente o que você estaria fazendo: dando mais autoridade à ele ao adicionar mais informações relevantes e atualizadas conforte forem surgindo novas tendências de mercado.

 

2. O que é mais eficaz: focar em um ou dois canais de tráfego ou apostar em vários?

gerar-trafego-online

Como você já sabe, existem muitos canais que podem trazer tráfego orgânico. Entretanto, qual é a estratégia mais eficaz: abordar a maior quantidade de canais possível ou focar os esforços num só?

O único jeito de descobrir qual estratégia funciona melhor para seu negócio é testar ambas. Se você tiver recursos suficientes, o ideal é ser multicanal: estabelecer um site bom, investir na publicidade online, apostar no marketing de conteúdo, etc.

Num dos @SEMrushchats, a Ana Hoffman (@AnaTrafficCafe) sugeriu a seguinte estratégia:

  • Para começar, escolha a estratégia de geração de tráfego que na sua opinião dará mais certo na sua área;
  • Vá para Alexa.com e digite o URL do seu concorrente;
  • Agora vá para “Upstream Sites”: aqui você pode ver todos os sites que as pessoas visitaram antes de entrar no site do seu concorrente. Por exemplo, os resultados para o site TrafficGenerationCafe.com são assim:

Como gerar mais tráfego para o meu site?

Podemos ver que a maior parte do tráfego vem do Google - embora bom ranqueamento no Google seja um objetivo de longo prazo. Outra fonte importante é o Facebook, então provavelmente é uma boa estratégia de apostar nesse canal para começar.

“Aprenda tudo que você puder sobre como gerar tráfego com Facebook. Passe pelo menos 30 das estudando esse assunto. Faça com que essas estratégias funcionem para o seu negócio ou descubra por que elas não funcionam. Só depois disso que você pode passar para a próxima estratégia. Dedique pelo menos 30 dias a cada uma delas”, explica Ana.

 

3. Como reter visitantes e gerar mais conversões?

Vamos supor que você já conseguiu bastante tráfego para o seu site, porém ainda não alcançou o seu objetivo principal. Não é suficiente fazer as pessoas visitarem o seu site, é necessário que eles tragam algum retorno. Então... como converter visitantes em clientes e consumidores?

A estratégia que sempre funciona: ofereça um produto valioso e de qualidade. Parece fácil dizer, mas deixe o seu produto falar por si!

gerar-trafego-conversoes-site

 

O que você pode fazer para aumentar conversões?

1. Faça com que as pessoas que chegam ao seu site por meio da busca orgânica caiam em uma página em que terão toda a informação possam precisar. Aquilo que foi prometido no title tag e meta description da página de resultados deve ser cumprido na landing page em que o cliente será transferido clicando no link.

2. O próximo passo é cuidar dos seus calls-to-action. Eles devem ser fortes e irresistíveis. Para gerar conversões, os CTAs devem ser únicos e chamativos. E para reter os clientes, ainda é preciso fazer remarketing com foco nas campanhas fortes de email, social media e conteúdo.

A Ana Hoffman compartilhou um exemplo de dois jeitos de converter clientes:

Vamos supor uma pessoa chega até o seu site procurando uma solução para traças do armário dela. Ela pesquisou “Como se livrar de traças no armário” no Google e clicou no link para entrar no seu site. Agora ela só quer uma coisa – a solução do problema dela. Então ajuda-la a resolvê-lo!

Para fazer isso você pode escolher entre duas estratégias:

1. Você pode já oferecer um produto que vai resolver o problema de traças. Ou seja, converter o visitante para o cliente.  

2. Você pode dizer: “Também oferecemos soluções para resolver sete outros problemas mais comuns do seu armário: humidade, poeira etc. Coloque o seu email no campo abaixo para receber o manual agora”.

Lista de emails é um ótimo jeito de manter contato com seus clientes potenciais. Continue resolvendo as dificuldades do seu público por email, mostre-se especialista na área, crie confiança e depois venda a sua solução.

Entretanto, o importante é sempre testar o que funciona melhor para o seu público: vender a solução diretamente ou criar listas para vender mais tarde por email.

 

4. Como gerenciar o tráfego que não é do seu público-alvo?

Infelizmente, nem toda pessoa que chega ao seu site está preparada para gerar uma conversão. E digo mais, alguns visitantes nem fazem parte do seu público potencial. Diante disso, como perceber se você está tendo bastante tráfego gerado por pessoas que não pertencem ao seu público alvo?

Um dos indicadores de que você está recebendo bastante tráfego de pessoas que não pertencem ao grupo alvo é bounce rate (taxa de rejeição) alto do seu site. Se as pessoas chegam até o seu site e não encontram o que precisam, eles tendem sair rápido - o que resulta no bounce rate alto, que pode prejudicar o seu SEO.

Vamos descobrir o que traz o tráfego errado para o site e o que pode ser feito para evitar bounce rate elevados:

  • Para começar, a proposta de valor do seu negócio pode ser formulada erroneamente. Você pode consultar o Google Analytics para descobrir quais são os sites que trazem mais tráfego não alvo e alterar a forma de apresentar seu negócio nessa plataforma.
  • Mais uma possibilidade: você pode estar ranqueando bem com as palavras-chave que você nem estava visando. Isso existe e tem nome: “ranqueamento acidental”. Entretanto, não há porque não se aproveitar de esses acidentes felizes, considerando que as palavras-chave ranqueadas têm a ver com a sua área do mercado. Você pode encontrar um bom exemplo de como gerenciar esses ranqueamentos no post How to Turn Accidental Search Engine Traffic Into Loyal Readership (Como tornar o tráfego acidental de mecanismos de busca em consumidores leais).

Infelizmente não existe estratégia 100% ganhadora de como gerar um fluxo de tráfego constante e estável.

Entretanto, o melhor percurso para o seu negócio pode ser encontrado com testes e experimentes. É verdade que isso leva tempo e esforço, mas também torna a busca mais interessante e a vitória mais gloriosa!