Receba conteúdos EXCLUSIVOS sobre Marketing Digital (é grátis!)

Content marketing Dicas de Marketing digital

Como criar conteúdo que converte?

Contedo-Converte.jpg

O objetivo da criação de conteúdo é aumentar as vendas convencendo as pessoas que um certo produto ou serviço vão resolver os problemas deles. É assim que normalmente acontece uma conversão. Normalmente, mas nem sempre...

Muitas vezes o público fecha o seu site sem comprar nada, aumentando o seu bounce rate (taxa de rejeição). Quando isso acontece, acabamos culpando o público ou o nosso conteúdo. Mas pense bem: embora seja frustrante, culpar o público não é uma solução construtiva.

Na SEMrush dedicamos bastante tempo à criação de conteúdo diferente e, a cada dia, aprendemos algo de novo sobre o processo. Sem sombra de dúvida, a mesma coisa pode ser dita sobre todos que investem na criação de conteúdo.

Nesse post vamos compartilhar algumas dicas profissionais sobre como criar conteúdo que traz conversões.

Quais são as principais características do conteúdo que converte?

Cada conteúdo começa com uma folha branca que você precisa transformar num texto perfeito que vende e captura seus leitores.

O texto perfeito é aquele que encontra os consumidores exatamente naquela fase da viagem de descoberta deles em qual eles se encontram.

Ou seja, antes de começar os trabalhos de criação do texto você precisa entender o percurso do seu consumidor potencial e descobrir como você pode ajudar a tornar essa viagem mais fácil.

Desde o começo dos anos 2000, o percurso normal começava na caixa de pesquisa do Google. E é por isso que você precisa dedicar bastante tempo e esforço à pesquisa de palavras-chave e por isso que o seu texto deve seguir as seguintes regras:

 

1. Um texto bom está otimizado para certas palavras-chave, é envolvente e tem call-to-action comovente

Depois de fazer a pesquisa de palavras-chave de qualidade, você terá uma ideia sobre os principais interesses do seu público e quais termos eles utilizam para pesquisar e descobrir as informações necessárias para tomar a decisão.

 

2. Um texto bom apresenta uma oferta chamativa, faz aparecer a vontade de comprar, convence, mostra que o vendedor é confiável e facilita a decisão e o aceite da oferta

Uma oferta chamativa escrita com a linguagem e com os termos mais usados pelo seu público tem mais chances de chamar a atenção e converte melhor. E não precisa nem dizer que são a confiança e a atitude positiva que, no final, fazem com que as pessoas que visitam seu site digam “vou comprar” com maior frequência.

 

3. Claridade de proposta é essencial. Na época de telas pequenas e pouquíssimo tempo que os consumidores dedicam às ofertas, o texto tem que fazer um impacto instantâneo

Aqui está a principal fórmula de sucesso: quanto mais clara for sua oferta, mais conversão receberá! Como estamos sendo atacados por anúncios o dia inteiro, paramos de prestar atenção neles para nos protegermos. Ou seja, precisamos encontrar outros jeitos de envolver o público.

O conteúdo que converte precisa ter um objetivo, emoção, história, provas e um approach personalizado. Além disso, um texto bom deve estar alinhado com a intenção do usuário.

 

4. Para gerar conversões você precisa criar textos que farão os leitores pensarem: “Encontrei justo o que procurava!”

Para alcançar este objetivo, pense num título informativo e chamativo, bom desenvolvimento da história, estilo de escrita relevante e imagens de boa qualidade.

 

Dicas de títulos que convertem

Como mencionamos anteriormente, o título é um dos aspectos mais importantes do conteúdo comercial. Ele não somente interage com os crawlers dos sites de busca, mas também com pessoas reais que hoje em dia não costumam dar muita atenção às ofertas.

Não se trata de usar construções e jogos de palavras complicados – o objetivo do título é atrair público para o site. Ou seja, dependendo do seu público, às vezes é melhor ser conservativo na hora de criação do título.

Como posso saber qual é o título ideal?

Pense em 15 títulos, diminua a lista para os 3 melhores, faça um teste A/B nas redes sociais, campanhas de email e PPC e escolha o melhor título.  

Não se esqueça de que a sua opinião sobre a qualidade do seu conteúdo pode não coincidir com a opinião do seu público. Para descobrir qual é o melhor jeito de alcançar seu público, são necessários vários testes. Comece testar com as principais páginas de venda, deixando as páginas menos importantes para mais tarde.

É preciso criar um título para cada uma das etapas do percurso dos seus compradores – um título que fará sentido e chamará a atenção deles justo naquela etapa.

 

Como criar calls-to-action que convertem?

Um call-to-action (CTA) pode ser um fator impactante na hora da tomada de decisão. Lembre-se que sem um call-to-action direto e chamativo, o seu conteúdo é só uma notícia e serve para distribuir informações - e não vender produtos.

Call-to-action reflete a ação que você quer que o seu leitor faça depois de ler o artigo (ou mesmo antes), então planeje o seu CTA de acordo.

Ele deve ser claro, informando o leitor o que exatamente deve ser feito agora, referindo a um desejo ou uma necessidade e oferecendo valor. Só assim o seu público tomará os passos para conversão.

 

Quais ferramentas os especialistas de marketing podem usar para tornar a criação de conteúdo mais fácil, rápida e eficaz?

Criação e planejamento de conteúdo são tarefas que exigem tempo e esforço, mas esse processo pode ser facilitado com a ajuda de certas ferramentas.

Como confirmar se o texto está correto de ponto de vista de gramatica? Como certificar-se do que o tema é relevante e que é realmente algo que as pessoas pesquisam online?

Deixe que o seu público decida qual é o conteúdo mais adequado às necessidades deles e peça feedback para o conteúdo existente para faze-lo mais relevante. Opte pelo BuzzSumo para encontrar conteúdo popular com temas parecidos e a quantidade de compartilhamentos nas redes sociais.

Ter um modelo é muito prático quando você precisa criar um texto rápido. Dê uma olhada no site da Amazon para obter modelos de comentários e descrições de produtos ou acesse o site dos concorrentes que vendem para público parecido.

A lista de ferramentas recomendadas inclui:

  • Google Keyword Planner, a ferramenta para avaliação de tendências e quantidade média de pesquisas por mês;
  • Grammarly: ajuda a verificar a ortografia, pontuação e gramática (essa ferramenta existe em versão add-on para Google Chrome);
  • E-mails dos consumidores: tecnicamente não são uma ferramenta, entretanto eles podem ser muito úteis para aprender sobre a linguagem e o mundo dos seus consumidores.

 

A criação do conteúdo pode afetar a taxa de conversão de uma forma negativa? Como?

A taxa de conversão é uma métrica que permite aos especialistas de marketing ajustar a estratégia de conteúdo deles de forma a gerar mais vendas. É importante calcular o retorno de cada comprador para garantir que você não esteja pagando mais do que recebe.

Erros e planejamento ruim de conteúdo podem atrapalhar e estragar os esforços. Títulos não adequados e conteúdo não relevante podem fazer com que seu público perca confiança em você. O tamanho dos posts, estilo, tom de voz e desenvolvimento do texto devem ser adequados ao seu público.

Mesmo considerando que as mídias visuais estão ocupando uma posição mais forte com o desenvolvimento de redes sociais como Instagram e Tumblr, o texto continua sendo um dos fatores mais importantes da conversão e merece uma atenção especial.

 

Considere todas as dicas que compartilhamos neste post e comece a criar o seu conteúdo!

Tem alguma carta de criação de conteúdo na manga? Compartilhe conosco deixando um comentário abaixo!