Receba conteúdos EXCLUSIVOS sobre Marketing Digital (é grátis!)

Mídias Sociais

Curtidas, cliques e engajamento? O que importa mesmo é vender!

curtidas-cliques-engajamento-o-que-importa--vender.jpg

Ter uma página no Facebook com milhões de curtidas e posts bombando pela rede. Esse é o sonho de quase qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, quando ingressa no meio online. É ou não é verdade?

O erro de todo esse pensamento está em achar que tendo postagens cheias de comentários e curtidas será sinônimo de vendas.

O que você quer é vender e gerar resultados, certo? Você espera um reconhecimento da sua marca por meio das redes sociais, do seu site, mas acaba esquecendo que de nada vale uma página lotada de curtidas se essas pessoas não estão de alguma forma propensas a, de fato, gerar conversões.Diversas agências de marketing digital e publicidade prometem atingir metas de curtidas no Facebook com a garantia de que isso seja realmente algo significativo para o seu negócio.

Desconfie de quem promete esse tipo de serviço se o que você realmente espera é melhorar sua taxa de conversão e a quantidade de vendas.


Mas então curtidas, cliques e engajamento não são importantes?

Claro que são importantes, mas não são os principais índices a serem considerados para avaliar os resultados das estratégias de marketing digital. Afinal, não são sinônimos de conversão!

Existe uma grande diferença entre ter uma alta taxa de cliques em um anúncio ou na abertura de um e-mail e levar o usuário ao objetivo final por meio deste conteúdo.

Sabemos que ter curtidas é fundamental para alcançar um público maior e, consequentemente, ter mais chances de gerar engajamento por meio de postagens interessantes. Mas temos que estar cientes de que o que realmente importa é sempre a qualidade e não a quantidade desses likes, certo?

Engajamento é fundamental para criar um relacionamento de confiança com uma marca, mas deve-se sempre pensar onde está querendo chegar e ter um planejamento por trás de tudo isso.


O que importa é vender!

vender--melhor-que-curtidas-cliques-engajamento.jpg

Existem diversas técnicas que podem ser usadas para que sua empresa atinja o objetivo esperado. Seja por meio de trabalhos de SEO, Marketing de Conteúdo, E-mail Marketing e, sem dúvidas, Social Media.

Mas é necessário ter em mente que deverá existir um planejamento que defina bem os objetivos e que seja feito um trabalho contínuo para fidelizar clientes e conseguir curtidas e cliques de pessoas que realmente sejam leads qualificados. Ou seja, pessoas propensas a adquirir seu produto e/ou serviço.

De que adiantam vários compartilhamentos na sua postagem se nenhum dos usuários foi mais além e realmente fez um contato com a sua empresa ou comprou seu produto/serviço?

Trazendo para o ambiente físico, de que adianta uma grande quantidade de pessoas entrarem na sua loja diariamente ou ficarem olhando pela vitrine se nenhuma delas comprar seus produtos? Não muito, é claro!

Agora você consegue visualizar que só ter likes nos seus posts não é tudo? O profissional de social media, por exemplo, deve fazer um planejamento de acordo com o seu tipo de negócio e público-alvo para que assim seja feito um trabalho focado em criar um relacionamento de confiança.


Desconfie de agências que prometem cliques

desconfie-de-agencias-que-prometem-likes.jpg

Primeiramente, qual seria a finalidade desses cliques? Delimite bem suas metas para não cair em ciladas comuns em que as agências prometem curtidas e cliques sem que o objetivo final seja o que realmente interessa para a empresa: vendas.

Estratégias de marketing digital com qualidade têm foco em resultados. Sem dúvida serão usadas todas as táticas ao alcance para que sejam atingidos os objetivos com êxito, e, muitas delas, não tem nada a ver com números em redes sociais sem que exista um objetivo maior para isso.

Desconfie de quem promete sem fundamentos. Tenha em mente que o que você realmente precisa é alavancar suas vendas. Use técnicas que realmente funcionem!

 Marketing com foco em resultado

Resultados em primeiro lugar

Ao decidir por uma estratégia de marketing digital, defina o que realmente se espera desse investimento. Com isso, poderá ver o que funciona, o que precisa ser melhorado ou ainda o que deve ser feito para alcançar seus objetivos.

É melhor ter 10 mil curtidas e conseguir vender 10 produtos ou ter apenas 2 mil curtidas e vender 20 produtos? O segundo caso, é claro. Isso deixa evidente que só cliques não valem muita coisa se os usuários não converterem.

Por isso que as empresas precisam conhecer dados como o ROI, para saber qual a efetividade das estratégias e o quanto estão rendendo mensalmente. Só assim conseguirão definir melhor os planos para atingir os resultados esperados.

Gostou das dicas? Então curta ou compartilhe com seus amigos!

Fique à vontade para comentar ou deixar sua dúvida abaixo e não esqueça de se inscrever em nossa lista, para receber novidades atualizadas!

Um abraço e até o próximo post! 

Curso de mídias sociais