Receba conteúdos EXCLUSIVOS sobre Marketing Digital (é grátis!)

Performance equipe Dicas de Marketing digital

5 passos para ter uma equipe de marketing digital acima da média

Equipe-Marketing-Digital.jpg

Você se deu conta que sua empresa precisa investir em marketing digital… e agora? O que fazer? Definir quem irá desenvolver esse trabalho e as estratégias necessárias para mostrar seu negócio para o mundo, claro!

Na prática, sabemos que não é tão simples. Independente se será formado um departamento próprio interno ou se será contratada uma agência digital especializada, garantir a eficiência e a qualidade do time de profissionais é algo complicado.

Ainda mais porque ter uma equipe acima da média faz toda a diferença. Se ainda não viu isso na prática, pode ter certeza que a hora chegará: os resultados falarão por si só mais para frente.

Caso você esteja dando os primeiros passos nesse universo do marketing digital ou queira entender os porquês da sua equipe não gerar os leads e vendas que deveria, está no lugar certo.

Chegou a hora de descobrir como escolher a equipe de marketing ideal para o seu negócio e analisar se a sua se encaixa nos requisitos para ser considerado um “time dos sonhos”!

1. Você + equipe ideal = resultados

Primeiramente, antes de saber o que levar em consideração na hora de montar ou otimizar sua equipe de marketing digital de sucesso, é preciso entender como saber se sua equipe é acima da média e está sendo eficiente. Vamos começar do início...

Marketing com foco em resultado

Desde o momento em que sua empresa descobriu que precisava se inserir ou intensificar a presença na internet, isso aconteceu por um motivo: atrair mais clientes, fechar mais vendas e gerar mais resultados. Mais, sempre mais.

Equipe-Marketing-Digital-Resultados.jpg

E é exatamente isso que vai determinar se sua equipe de marketing é ou não bem sucedida: a quantidade de lucro e o retorno que consegue trazer para o negócio a partir do investimento realizado.

Essa é a forma de avaliar o desempenho das estratégias de marketing que estão sendo realizadas pelo seu departamento interno ou pela agência contratada.

“Fácil demais, isso é óbvio”, você pode pensar. Pois é, se fosse apenas isso não teria muito segredo. Bastaria olhar sua conta bancária no final do mês.

Mas como seu faturamento não irá se multiplicar da noite pro dia - nem em um ou dois meses de trabalho -, a maneira de fazer essa avaliação mês a mês é definindo e acompanhando alguns KPIs (Key Performance Indicator, ou indicador-chave de desempenho).

Ou seja, parâmetros como número de acessos, taxa de conversão, taxa de rejeição, tempo de permanência na página… Enfim, cada empresa tem uma característica, um objetivo e vai ter seus próprios índices de acompanhamento.

KPIs: formas de avaliar as estratégias de marketing. Com essas informações, é possível identificar o que está dando resultados e o que não - e que precisam de ajuste. 

Se dentro de um período de seis meses a evolução dos KPIs não aparecer, sinto-lhe dizer que talvez sua equipe não seja tão brilhante quanto você imaginava.

Calma, apesar dos pesares, nem tudo está perdido. Ainda há como recomeçar seguindo algumas dicas!

2. Seja plural

Um dos erros mais comuns principalmente de quem está começando a investir em marketing digital é ter uma equipe pouco diversificada. Ou seja, possui profissionais com habilidades iguais ou muito semelhantes - comprometendo outras áreas da estratégia.

Se você tem apenas pessoal voltado ao planejamento, a execução de tudo pode ser prejudicada. Assim como pode ter profissionais mais da área visual e apresentar carência em conteúdo. Exemplos disso não faltam!

Para que as suas estratégias deem certo e tragam os resultados tão desejados, ter um time plural e multidisciplinar faz toda a diferença.

Equipe-Marketing-Digital-Multidisciplinar.jpg

Quando se tem um departamento interno de marketing digital, é mais difícil conseguir ter essa diversidade de talentos por conta do orçamento curto e da necessidade de se ter uma equipe enxuta. Eis um ponto negativo de fazer esse trabalho por conta.

Mas mesmo quando se contrata uma agência de marketing para realizá-lo, essa multidisciplinaridade não é garantida. Muitas vezes sua empresa vai precisar de algum serviço que a agência não tem capacidade de fazer por falta de pessoal.

Quer um exemplo? Vamos supor que você contratou um serviço de Adwords em uma agência. Talvez eles não te digam, mas só investir em links patrocinados não é suficiente e a campanha não vai funcionar corretamente se o seu site não estiver adequado para a conversão dos usuários. O tráfego vai chegar, mas não vai comprar.

Pode ser que a agência não tenha dito isso porque não tem alguém na equipe qualificado para analisar e otimizar a sua landing page com foco em conversão. Talvez falte um profissional com experiência em inbound, neuromarketing e comportamento do consumidor.  

Por isso, deve-se avaliar bem a agência que pretende contratar. Conheça-a e procure o máximo de informações possíveis.

Dê preferência às agências de resultado, que por serem full service possuem profissionais especializados em cada uma das “vertentes” do marketing digital. Assim, qualquer que seja sua necessidade, ela pode ser solucionada internamente sem maiores problemas.

Você investe certo, evitando gastos desnecessários, e tem um serviço de qualidade.

3. Cada um no seu quadrado

Ter uma equipe plural é um ponto pra lá de positivo e um verdadeiro diferencial, já que boa parte do mercado e dos seus concorrentes não possui essa multidisciplinaridade à disposição. Mas tome cuidado para garantir que essa diversidade é, de fato, real.

O que isso significa? Que sua equipe deve realmente ter profissionais especializados nas áreas que você se propõe a trabalhar. Cada um deve estar à frente daquilo que sabe fazer.

Um designer pode ser ótimo em fazer layouts de sites, mas não se sair tão bem em peças publicitárias. Um redator pode escrever publicações para o blog e e-mails marketing como ninguém, mas não saber fazer um só post para redes sociais. E por aí vai…

De novo, isso vale tanto para um time interno quanto para uma agência contratada. Não importa. A questão aqui é o trabalho entregue e os resultados obtidos.

Uma equipe acima da média, que é o que você busca, deve sempre evitar seguir os passos de MacGyver (ou Magaiver, como é conhecido no Brasil). Sim, aquele famoso agente secreto da série de televisão da década de 1980 que se virava e dava um jeito em qualquer situação adversa.

MacGyver.jpg

Ao invés de “dar um jeito”, o ideal é que sua empresa tenha alguém que realmente saiba fazer determinada tarefa. Em algum momento a qualidade do trabalho ficará comprometida - mais cedo ou mais tarde.

Uma coisa é isso ser uma exceção diante de uma necessidade, o que não pode é isso virar uma regra. Uma “quebrada de galho” não pode se tornar definitiva.

4. Qualificação

Tudo o que falamos até aqui tem relação com algo fundamental para que qualquer equipe de marketing digital funcione. Para que a equipe de qualquer área funcione, na verdade. Claro que se trata da qualificação dos seus profissionais!

Na hora de contratar novos colaboradores, a qualificação dos aspirantes à vaga é algo primordial. Formação acadêmica, cursos complementares, experiências anteriores, tipos de conhecimento e habilidades que possui… há um “pacote” de fatores levados em consideração pelos avaliadores.

Equipe-Marketing-Digital-Qualificada.jpg

Nada mais justo, já que é apenas com profissionais de qualidade que seu trabalho de marketing digital pode ser bem feito.

Ao desenvolver internamente sua estratégia, busque por aqueles profissionais que possuem formação superior em marketing ou área relacionada (design, comunicação, etc) e ainda buscaram se especializar na área digital, seja com uma pós-graduação ou outro tipo de curso.

Mas apenas a parte teórica não é suficiente. Procure por profissionais com bagagem trabalhando na área, que possuem boa experiência neste mercado e sabem como tudo funciona no dia a dia. Veja o portfólio, analise os trabalhos realizados na carreira e, se possível, faça um teste para ver como se porta durante o processo.

Claro que toda essa qualificação terá um custo, o que pode ser um grande empecilho para você contar com bons profissionais em seu time próprio. O orçamento, neste caso, é uma barreira importante.

Equipe-Marketing-Digital-Custo.jpg

Por esse motivo é que as agências ganham pontos, já que o custo com equipe acaba diluído entre os clientes. Isso permite que você tenha vários profissionais de gabarito à disposição sem ter que tê-los internamente em sua empresa - e sem ter que pagar integralmente o salário de cada um.

Não que qualquer agência de marketing digital possua uma equipe de alto nível, claro. Aí cabe a você procurar, pedir referências, analisar cases e decidir qual delas é a melhor para o seu negócio.

Ao encontrar uma agência de qualidade, você pode ficar tranquilo quanto ao valor dos colaboradores. Por terem a consciência da importância de manter um certo padrão para não comprometer a qualidade, essa é uma busca constante.

De acordo com a pesquisa Content Trends: tendências do marketing de conteúdo 2016, por exemplo, 53% das agências consideradas bem sucedidas exigem que os profissionais possuam treinamento e certificação na área.

Ou seja, há uma preocupação em manter um nivelamento de conhecimento e qualificação da equipe.

5. Atualização

Uma vez que sua equipe tem profissionais preparados e experientes, ela já pode ser considerada acima da média, certo? Bem, mais ou menos. Engana-se quem acha que as exigências para ter um “dream team” param por aqui…

Afinal de contas, estamos falando de marketing digital. Uma área bastante dinâmica e que muda rapidamente. Novidades e tendências aparecem todos os dias!

É por isso que, além de ter uma equipe qualificada, seus especialistas precisam estar em constante atualização. Ler artigos, procurar referências, fazer cursos… tudo é válido quando se trata de não ficar parado e saber o que está acontecendo mundo afora.

Equipe-Marketing-Digital-Atualizao.jpg

Assim como ninguém tem interesse em ler um jornal de uma semana atrás, quando procurava por notícias do dia, imagino que você também não gostaria de contratar um serviço de marketing ultrapassado e que não tem lá mais grande utilidade ou não funciona.

Uma equipe acima da média e preocupada com a qualidade de serviço prestado tem esse pensamento, deixa o comodismo de lado e está sempre inteirada das novas estratégias. Tudo para que possa entregar os melhores resultados!

Se você tem um staff interno cuidando das suas estratégias digitais, incentive seus colaboradores e faça com que estejam sempre se atualizando. Seja promovendo palestras, cursos e workshops ou dando algum tipo de condição para que os façam por conta.

Caso você esteja terceirizando o serviço, certifique-se de que sua agência digital tem essa preocupação em não ficar para trás e aposta na renovação de conhecimento.

Como funciona na prática

A importância da equipe de marketing digital, de cada profissional dentro de um todo, pode parecer óbvia… e realmente é! Mas acredite, mesmo assim existem muitas empresas e agências que não dão o devido valor APENAS ao que vai fazer tudo acontecer.

Esquecem que são aquelas pessoas (a sua equipe!) que irão desenvolver e entregar todo o trabalho ao cliente. São eles, na verdade, que construirão a imagem da empresa - e que também podem destruir, em caso de um serviço ruim.

Sem pessoal qualificado, nada sai do papel. Se é que algo chegaria a ser planejado...

Por essas e outras é que na CreativeBizz, existe uma preocupação muito grande em relação à equipe. Afinal, quando se trabalha como uma agência de resultados não há como ter profissionais “meia boca” - senão, os resultados não aparecem.

Tanto que alguns dos requisitos básicos para qualquer colocação é possuir experiência mínima comprovada de 1 ou 2 anos, de acordo com a vaga, e formação superior na área pretendida. Vários colaboradores, inclusive, não pararam por aí e possuem pós-graduação e especialização no meio digital.

Como a agência é parceira oficial da Hubspot, empresa americana criadora do termo Inbound Marketing, toda a equipe é certificada e está preparada para aplicar a metodologia em qualquer projeto.

Também como uma forma de qualificar os profissionais nas áreas mais específicas do marketing digital, todos têm acesso e podem realizar os cursos ofertados pela Creative. Ou seja, são incentivados a sempre estarem conhecendo mais sobre SEO, Mídias Sociais, Adwords, Neuromarketing, Branding,...

Além disso, semanalmente o departamento de marketing digital se reúne para a troca de experiências e conhecimento. A cada semana, um colaborador apresenta aos demais uma novidade que descobriu relacionada à área e há um debate sobre aqui. É mais uma iniciativa para estimular a atualização constante e busca por conhecimento.

Tudo para que cada projeto seja desenvolvido da melhor maneira possível e gere os resultados que tem potencial. Tudo para que você, cliente, tenha uma experiência positiva e seu negócio possa crescer por meio das estratégias de marketing digital realizadas.

Agora, vá mais longe!

Depois de tudo o que vimos, você tem "ferramentas" suficientes para conseguir identificar uma equipe de marketing digital acima da média. A sua é uma delas? A agência que sua empresa contratou tem todos os requisitos citados?

Caso a resposta seja negativa, está na hora de se mexer para mudar esse panorama. Ainda há tempo para melhorar seus resultados digitais. "Antes tarde do que mais tarde", já dizia a música...

Se o seu marketing digital é terceirizado e está a cargo de uma agência especializada, vale sentar para conversar com os responsáveis e analisar friamente toda a situação. Não sentiu firmeza? Acha que não vai mudar? Oportunidade para procurar uma agência qualificada!

Apostar na qualificação dos profissionais, rever algumas posições e organizar o departamento de marketing pode ser uma solução no caso de uma equipe interna. Tudo vai depender de qual é a situação atual e da possibilidade de investimento que você possui.

Assim como no primeiro caso, há também a opção de buscar uma agência de resultados com um time bem estruturado e comprometido. Se essa possibilidade vier à tona, entre em contato com a CreativeBizz! Estamos esperando você para conversar mais sobre o seu negócio!

Esse post te ajudou e foi positivo para você? Indique a outras pessoas que podem gostar também e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma consideração? Deixe sua mensagem nos comentários abaixo!

Um abraço e atá a próxima!