Receba conteúdos EXCLUSIVOS sobre Marketing Digital (é grátis!)

Adwords

Estratégias que fazem toda a diferença nas minhas campanhas de Adwords

Estratégias avançadas de adwords

Sabemos que os links patrocinados são uma estratégia bastante eficiente em marketing digital dependendo do ramo em que é aplicada. É uma forma rápida de conseguir mais tráfego para o site e gerar mais vendas.

A grande questão é que muitos acham que é apenas criar uma conta no Google Adwords, então começar a escolher palavras-chave e aplicar um investimento X. Otimizar campanhas é muito mais do que isso: dedica-se tempo e muito conhecimento para que elas performem da maneira ideal e gerem resultados.

Mas pode ficar calmo(a)! Não é preciso que você seja um especialista com anos de experiência para que suas campanhas sejam um sucesso. É claro que é preciso bastante estudo, tanto sobre a sua área de atuação, quanto da ferramenta… mas tenho certeza que depois dessas dicas infalíveis que aplico no meu dia a dia, você vai perceber alguns erros comuns que podem fazer toda a diferença na performance das suas campanhas. Vamos lá?


Cautela ao aumentar orçamento e lances

Estar entre os primeiros colocados na rede de pesquisa do Google lhe garante mais cliques e, para estar entre esses anúncios bem posicionados, muitos anunciantes tendem a aumentar os lances desenfreadamente, conseguindo posições melhores com mais agilidade.

O que é comum acontecer é que nessas situações o anunciante acaba aumentando muito o custo por clique esquecendo de aumentar o orçamento diário. Isso acaba diminuindo o número de impressões e cliques, parece ser uma razão óbvia, porém, muitos erram nessa questão.

É preciso aumentar o orçamento diário quando se paga mais por cliques recebidos, logicamente o orçamento se esgota rapidamente. Portanto, os lances são itens que devem ser alterados com muita cautela. Essa questão também serve para aumentar o orçamento diário, se você aumenta de uma só vez o algoritmo do Google vai entender que você tem muito dinheiro para gastar e sua conta pode inflacionar. O ideal é tomar decisões aos poucos e sempre acompanhar os dados.

cautela-ao-aumentar-orçamento-e-lances

 

Ter variações de um mesmo produto cadastrado no seu e-commerce

Dependendo do produto que você anuncia, é interessante fazer variações de um mesmo item usando URL’s diferentes. Essa estratégia aumenta muito a visibilidade dos seus produtos no Google Shopping, consequentemente gera mais cliques. Fazer páginas com combos de um mesmo produto, dividir itens por cores ou modelos, são algumas das opções. No exemplo abaixo, podemos ver uma loja anunciando um mesmo produto em diferentes formatos.

 

estratégias_campanhas_adwords.png

 

Divisão da campanha de Google Shopping

Todo anunciante que já usou o Google Shopping sabe que quando se cria uma campanha os produtos ficam misturados dentro de um mesmo grupo, dessa forma, o anunciante não tem um controle total dos resultados por produto anunciado.

Não precisa ser um analista experiente para saber que isso é errado, cada item tem uma concorrência específica e precisa ser analisado separadamente. Portanto, antes de ativar qualquer campanha de shopping certifique-se que você já separou todos os seus produtos em campanha e grupos diferentes.


Posição média ideal

Estudos de eye tracking indicam que os três primeiros colocados recebem maior visibilidade. Em alguns setores uma posição baixa pode significar um melhor retorno sobre o investimento. Portanto, você não precisa estar na primeira posição, pagando o valor mais alto para ganhar cliques.

A posição ideal depende muito do segmento em o cliente está inserido, nas minhas campanhas que não são institucionais procuro não deixar as palavras em posição 1,0 já que acabam sendo muito caras. Para isso, eu filtro todos os termos que se encontram em 1,0 e diminuo os lances gradativamente até que cheguem em uma posição ideal. Costumo fazer esse controle de CPC a cada três dias. 

7 passos para se tornar um Analista de Adwords requisitado e bem sucedido

  Marketing com foco em resultado

 

Use os dados de parcela de impressão

Se o objetivo do seu cliente é estar a frente de qualquer concorrente, essa métrica é essencial e você deve analisar com frequência. Estudando e entendendo esse KPI você pode saber o quanto está dominando o mercado e o quanto ainda precisa melhorar, afinal, ele mostra a parcela de impressões que seus anúncios tem comparando com outros concorrentes.


Testar palavras de correspondência ampla

testar-palavras-de-correspondencia-ampla

Esse é um assunto um tanto quanto polêmico, aprendemos que usar palavras de correspondência ampla podem trazer cliques não qualificados para as campanhas de adwords, gerando gastos desnecessários, porém, algo que eu sempre me pergunto é se a palavra está trazendo conversões qualificadas.

Afinal, o que importa é se o ROI vale a pena e o resultado que o cliente terá. Para campanhas com baixo orçamento costumo iniciá-las apenas com palavras de correspondência exata e frase, após alguns dias de teste, pego as palavras de melhor desempenho e compro de forma que sejam de correspondência ampla.


Sua campanha tem tudo para ser um sucesso!

São os detalhes que fazem a diferença, não é mesmo? Alguns ajustes podem ser fundamentais para o bom desempenho das suas campanhas de Adwords, basta se atentar aos pontos mencionados acima e, sem dúvidas, seu investimento terá o retorno esperado!

 

Conheça o curso de Adwords da CreativeBizz