Receba conteúdos EXCLUSIVOS sobre Marketing Digital (é grátis!)

SEO Dicas de Marketing digital

Featured Snippets: saiba como aparecer no resultado 0 do Google

54558331_l.jpg

 

Para ficar na frente em relação às técnicas de SEO, é preciso estar sempre buscando novas maneiras de atingir ótimos resultados. Além da tradicional otimização de sites para os mecanismo de busca, existem diversas outras formas de estar bem localizado na primeira página do Google e que não necessariamente exigem o primeiro lugar orgânico da página.

Uma das técnicas de SEO do momento é o Featured Snippet. Não é uma ciência exata e não existe fórmula mágica para atingi-lo, mas com algumas técnicas de SEO você poderá otimizar seus posts para aparecerem no tão desejado resultado 0 do Google.

A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre os Featured Snippets e explicar o que você precisa fazer para aparecer acima de todos na SERP e aumentar ainda mais o tráfego e as vendas do seu site.

Este post foi baseado no webinar Featured Snippets: como ranquear no resultado 0 do Google realizado em 22 de maio de 2017 pelo Analista de SEO da CreativeBizz, Samuel San Martin, em parceria com a SEMrush. Acesse agora mesmo o webinar gratuito para conferir a gravação completa.

 

O que é Featured Snippet?

Os Featured Snippets são caixas de resposta que aparecem automaticamente com o intuito de responder uma pergunta específica feita no SERP. Os Featured Snippets são ativados principalmente a partir de: perguntas, preposições, comparações e outros.

Por ser uma caixa em destaque que fica localizada acima de todos os resultados, o CTR é muito alto, podendo ser uma chance de se destacar frente aos concorrentes mesmo não ocupando o primeiro lugar orgânico nas buscas.

featured-snippets-seo.png

Quando o Google considera que o seu post, por exemplo, responde perfeitamente à pergunta feita pelo usuário, esta resposta aparece como um Featured Snippet, ou seja, como um cartão em destaque.

Para que isso aconteça, seu post precisa ser bem otimizado e possuir algumas características básicas para se destacar frente à outros sites que também respondem à mesma pergunta.

featured-snippets-crescimento.png

 

Como você pode ver no gráfico, os Featured Snippets estão cada vez mais aparecendo como resultados nas buscas, como uma forma encontrada pelo Google de responder rápida e precisamente as dúvidas dos usuários.

Esta é uma técnica utilizada em SEO já bem difundida em países de língua inglesa, por exemplo, e está sendo cada dia mais aperfeiçoada para funcionar bem em português também. Por isso, investir em Featured Snippets pode ser uma grande oportunidade, já que no Brasil isso ainda não é tão popular!

Abaixo, vamos entrar nos detalhes de como otimizar seus conteúdos para aparecerem nesse formato. Vamos começar?

 

Quais os benefícios de aparecer como um Featured Snippet?

Os benefícios de aparecer como Featured Snippet são a autoridade e credibilidade que o seu site terá, como sendo uma fonte confiável mostrada pelo Google que melhor responde às dúvidas dos usuários.

Além disso, a taxa de conversão dos Featured Snippets é muito maior do que dos resultados orgânicos da lista, principalmente por sua posição de destaque. Por isso, investir em técnicas de otimização para este fim é uma maneira bastante efetiva de conseguir tráfego e aumentar as vendas do seu site.

Outra vantagem desse formato, é a possibilidade de aparecer como Featured Snippet para diversas páginas do seu site e com variadas palavras-chave. Então, essa é mais uma chance de deixar seu site em destaque, por meio de diversos posts diferentes.

 

Diferenças entre Featured Snippet e Knowledge Graph

Existem algumas caixas de resposta diferentes que aparecem nas buscas, que não necessariamente caracterizam um Featured Snippet. Citamos abaixo quais são e o que as torna diferentes do Featured Snippet.

A Knowledge Box é uma forma de responder perguntas com elementos interativos, como calculadoras, conversores e tradutores, por exemplo. São informações do próprio conhecimento do Google, ou seja, não fazem referência à nenhum site específico.

knowledge-box.png

 

O Knowledge Graph é um cartão de respostas do Google que se diferencia do Knowledge Box por não ser interativo, somente traz informações sobre determinada palavra-chave digitada no mecanismo de busca, mas de maneira completa e destacada. Quando você pergunta por capitais de lugares ou significado de palavras, por exemplo, o Knowledge Graph aparece.

 

knowledge-graph.png

Já o Knowledge Panel é uma caixa de resposta em formato de painel que aparece do lado direito do Google. Neste painel, são colocadas informações específicas sobre o que foi procurado, fotos e outros detalhes considerados importantes. Esta caixa de resposta é ativada geralmente quando se procura por lugares, nomes de celebridades e eventos históricos, por exemplo.

 

knowledge-panel.png

 

Os Rich Snippets são snippets com atributos bem formatados para um resultado mais rico na SERP. Pesquisando por roteiros de viagem, por exemplo, você encontra diversos Rich Snippets com links relacionados em um mesmo resultado que fazem referência à outras páginas que podem complementar e enriquecer a sua busca.

 

rich-snippets.png

 

Quais os tipos de Featured Snippets?

Existem três formas diferentes dos Featured Snippets aparecerem. São elas: parágrafos, listas e tabelas.

Os parágrafos são os mais comuns, que consistem em responder a pergunta com aproximadamente 45 a 50 caracteres. Com isso, seu texto não aparece cortado pela caixa de resposta, oferecendo a resposta ao usuário de maneira simples e direta. Nesta modalidade, imagens também podem aparecer, se for o caso.

As listas aparecem quando existe algum passo a passo, por exemplo, ou até mesmo uma receita com os ingredientes em forma de lista ou listagem de componentes de um produto. O ideal são no mínimo 4 itens e 10 palavras em cada. Existem diversas maneiras de utilizar as listas e fazer delas uma ferramenta poderosa, tanto na maneira como o usuário recebe o conteúdo, como também na hora de aparecer na SERP.

featured-snippets-listas.png

 

Já a tabela, aparece geralmente em comparativos e descritivos feitos neste formato, que necessariamente respondam a pergunta do usuário. É recomendado utilizar até 4 colunas e a quantidade de linhas que forem necessárias.

 

featured-snippets-tabela.png

Para que listas e tabelas apareçam dessa maneira também no Featured Snippet, é importante que ao montá-las você as faça por meio do código HTML. Ou seja, a imagem de uma tabela não terá a mesma função, pois não foi montada a partir do código.

 

Dica 1: Para criar listas com bullet points, o código é <li> </li> e para tabelas <table> </table>. Em editores de texto como o wordpress, por exemplo, esses elementos de código já aparecem automaticamente no código do post quando selecionadas essas opções no próprio editor.

Dica 2: Lembre-se de sempre colocar o título da tabela ou da lista no H2, no formato de pergunta/comparação para mais chances dos Featured Snippets serem ativados.

 

Como sei que meu post tem mais chances de aparecer como Featured Snippet?

Não existe um fórmula ou um passo a passo que mostre exatamente o que deve ser feito para que com certeza você apareça nos Featured Snippets. Existem algumas técnicas, como já mencionado, que fazem com que você tenha chances de aparecer. Mas, é claro, que isso depende de diversos fatores!

O ranqueamento da sua página não é um fator que vai determinar se você aparecerá ou não como Featured Snippet, mas é muito importante que o seu site esteja localizado na primeira página de buscas para entrar na “seletiva”. De resto, tudo vai depender se a sua resposta se adequa melhor à pergunta feita pelo usuário.

Caso o Google encontre dois sites que respondem muito bem à determina pergunta, o fator de desempate são os dados de comportamento destes do site, ou seja, taxa de rejeição, duração média da sessão, etc. Aí sim, o site que tiver melhor desempenho nesses aspectos, conquista a vaga no Featured Snippet!

Por isso, uma dica valiosa é sempre manter esses dados de comportamento bem altos no seu site. Para aumentar essas taxas, uma tática interessante é utilizar recursos interativos como galeria de fotos, vídeos e testes, por exemplo, que possuem grandes chances de manter os usuários em uma página por mais tempo.

 

Dica: o Google dá sempre preferência para o cross service, que seria utilizar serviços do Google como recursos de apoio. Ou seja, vídeos do Youtube são uma ótima ferramenta e que também aparecem como Featured Snippet, além de terem prioridade frente à outros sites que não fazem esse cruzamento de serviços.

 

Técnicas para conseguir Featured Snippets: criando conteúdo e otimizando posts já existentes

Como dito anteriormente, não existe um guia oficial de como conquistar essa posição tão desejada nas SERPs, mas podemos seguir algumas boas práticas que vão aumentar as chances do seu site aparecer neste formato.

Tanto para conteúdo já existentes, quanto para conteúdos que estão para ser criados, é possível aplicar técnicas para conquistar um Featured Snippet para determinadas palavras-chave. Por isso, contamos um pouquinho de como otimizar cada um desses conteúdos e tirar o máximo dessa oportunidade a favor do seu negócio!

 

1. Featured Snippet: Conteúdo existente

Para otimizar um conteúdo já existente para aparecer como Featured Snippet, basta seguir os seguintes passos:

  • Identifique para quais palavras-chave você já ranqueia no TOP10 ou quais conteúdos que você já possui e deseja que apareçam nesse formato;
  • Faça pesquisas usando o próprio Google (utilizando perguntas), ou use o Organic Search Result ou SEMrush. Assim, você identifica quais assuntos estão em alta que você já possui um conteúdo e, então, possa otimizá-lo;
  • A princípio, selecione 4 resultados que ainda não apareçam como Featured Snippet;
  • Vá até o seu conteúdo que ranqueia para determinada palavra-chave e veja se ele responde algumas dessas perguntas;
  • Reescreva os parágrafos seguindo as dicas que demos ao longo do artigo, ou seja, criando listas, tabelas e respondendo as perguntas com clareza e objetividade.
  • Renomeie os títulos e headers de maneira óbvia, além de também respondê-los dessa maneira;
  • Vá até o Search Console e um faça um novo rastreio dessas páginas otimizadas;
  • Otimize até conseguir os resultados, de 10 em 10 dias pelo menos.

 

2. Featured Snippet: Criando conteúdo

Criar um conteúdo já otimizado para Featured Snippets é muito mais fácil, pois você já direciona seu pensamento à criação de conteúdo interativo, além de saber exatamente como organizar o seu artigo com as perguntas e respostas certas.

  • Compile uma lista de palavras-chave que possuem Featured Snippet e que você não tem nenhuma página no TOP 20;
  • Use as técnicas citadas, como otimizar os títulos e headers para as palavras-chave que quer ranquear e em um formato que ative os Featured Snippets. Priorize as long tails!
  • Compile tudo em uma planilha, para controlar os resultados obtidos;
  • Publique o post e aguarde! Se necessário, faça o mesmo acompanhamento citado para otimização de conteúdos já existentes.

 

Controle de resultados

Como colocado acima, é muito importante manter os resultados documentados. É uma forma de manter as páginas com conteúdo otimizado organizadas e, assim, definir prioridades. Registre as modificações feitas, as datas e quando elas apareceram como Featured Snippets para que você tenha uma ideia de como o seu conteúdo está performando e como os seus concorrentes se comportam.

Veja um exemplo de tabela usado pela Rock Content e marketingdeconteudo.com para fazer esse controle de resultados:

 

featured-snippets-controle-resultados.png

 

E aí, preparado para começar a otimizar seus conteúdos para se tornarem Featured Snippets? Abrace essa oportunidade e comece hoje mesmo a aplicar essas técnicas de SEO para sair na frente dos concorrentes!

 

Aprenda SEO de forma fácil e divertida