Receba conteúdos EXCLUSIVOS sobre Marketing Digital (é grátis!)

Dicas de Marketing digital

Marketing Digital: onde encontrar conteúdo e informação para crescer?

Marketing Digital: onde encontrar conteúdo e informação para crescer?

marketing digital ainda é considerada uma área muito nova, em que muita gente está pensando em iniciar ou ainda dando os primeiros passos. Nesse estágio, apesar da vontade de colocar as mãos na massa e apostar em alguma estratégia, uma das grandes barreiras é a falta de conhecimento.

Trata-se de algo natural, principalmente se pensarmos que não existe uma formação já consolidada e estabelecida como em outras áreas. Até de disciplinas "irmãs" como o próprio marketing tradicional ou a publicidade.

Por isso, a solução encontrada normalmente é adquirir conhecimento e informação "na raça". Ou seja, buscando conteúdo por si próprio e fazendo testes para provar a eficiência daquilo. 

Se esse é o seu caso, fizemos um levantamento e listamos algumas formas para você se especializar e se tornar um profissional de marketing digital cada vez melhor. Dá uma olhada!

 

Blogs e sites

Nessa "era da informação" em que gigabytes de conteúdo são produzidos rapidamente, talvez a forma mais fácil e prática de se aprofundar em marketing digital seja por meio de blogs e sites específicos da áreaAfinal, bastam alguns cliques ou toques na tela para encontrar uma infinidade de material!

Blog-Marketing-Digital.jpg

Com a expansão do marketing digital de uns anos para cá, pipocaram sites que tratam sobre o assunto em todo mundo. Eles realmente se multiplicaram - vários deles com conteúdo muito bom, outros... melhor nem comentar.

E é justamente essa a principal dificuldade de quem quer aprimorar seus conhecimentos "por conta: a necessidade de se filtrar muita informação para encontrar bons artigos, ebooks, vídeos e qualquer outro recurso utilizado.

Se esse é o seu caso, selecionamos alguns meios de comunicação brasileiros e gringos para você ficar ligado:

Esses são exemplos de bons produtores de conteúdo sobre marketing digital como um todo. No entanto, ainda existem sites e blogs mais específicos para cada área, como o Search Engine Land, sobre SEO e Adwords, ou o Ignite, sobre mídias sociais.

 

Comunidades

A internet é um canal que, desde o início, possibilitou que pessoas com interesses em comum se encontrassem e interagissem sobre aquele assunto. Foi daí que surgiram fóruns e também as redes sociais (quem não lembra das comunidades no auge do Orkut?).

Comunidade-Marketing-Digital.jpg

Então, essa é uma outra alternativa para você aprender, se especializar ou ficar por dentro do que está acontecendo no mundo do marketing digital. Existem inúmeras comunidades e grupos de discussão sobre a área e cada uma de suas estratégias na internet.

Esse ambiente é extremamente rico para o seu desenvolvimento porque ali você encontrará pessoas que estão em contato com o marketing digital diariamente. Pessoas que podem agregar bastante ao seu conhecimento, com informações e debates de alto nível.

Claro que também existem aqueles usuários que estão ali para tumultuar e compartilhar conteúdo sem relevância, mas é tudo questão de filtrar o que é interessante para você.

Você deve estar se perguntando onde encontrar esses fóruns e comunidades, certo? Então, um dos principais canais de acesso são as redes sociais - especialmente os grupos do Facebook. Basta fazer uma busca como "Marketing Digital Brasil", "SEO Curitiba" ou "Adwords São Paulo" para encontrar vários desses grupos!

Uma vez dentro dessas comunidades, certamente você conhecerá e terá contato com outros grupos. Uma coisa leva a outra.

 

Eventos

Uma outra forma bastante produtiva de se obter conhecimento e informação é em eventos de marketing digital e áreas afins (inovação, design, empreendedorismo, start-up, etc). Até porque, além da parte de conteúdo em si, é uma grande oportunidade de fazer networking.

Evento-Marketing-Digital.jpg

Atualmente, com a grandeza e importância da área para os mais variados tipos de negócio, vários eventos de marketing digital são realizados por todo o Brasil. Desde megaproduções com atrações estrangeiras até palestras e meet-ups menores.

Independente de qual o tipo de evento que você tiver acesso e puder comparecer... vá! Porque estar no meio de outros profissionais da área e ter contato com visões diferentes sempre é benéfico para o seu crescimento.

Estar em meio dos grupos de marketing digital e ler constantemente sites e blogs também ajudam a encontrar esses encontros e palestras. Sempre tem alguém que sabe de algum evento e divulga para a comunidade.

Inclusive, fica o convite para você conhecer o GoDigital: evento de imersão em marketing digital que conta com especialistas de todo o Brasil e também do exterior. Em 2016, além da segunda edição em Curitiba, o desembarca pela primeira vez em Aracaju.

 

Cursos

Claro que, em se tratando de adquirir conhecimento, não poderíamos deixar de citar os cursos de marketing digital. Como essa é uma área bastante nova e a formação acadêmica muitas vezes ainda é falha, cursos específicos aparecem como uma grande alternativa de capacitação e atualização.

Curso-Marketing-Digital.jpg

Existem hoje muitas opções de cursos nessa área, sobre qualquer uma das estratégias e nos mais variados níveis de conhecimento. Basta fazer uma busca no Google para encontrar uma infinidade de possibilidades.

Com os avanços tecnológicos e a consolidação da educação à distância, um ponto positivo é que muitos cursos de marketing digital podem ser feitos online mesmo. Vários deles de grande qualidade, concedidos por grandes instituições brasileiras ou estrangeiras.

Sites como o Coursera, o edX e o Udemy, por exemplo, oferecem muitos cursos interessantes se você estiver buscando conhecimento em marketing digital e várias outras áreas.

Nós, aqui na CreativeBizz, também possuímos vários cursos de marketing digital presenciais para qualificação na área. São cursos de Inbound Marketing, SEO, Adwords, E-commerce e muitos outros.

 

Agora é só se tornar especialista!

Depois de apresentarmos algumas formas de entrar de vez nesse universo do marketing digital, uma coisa é certa: não é por falta de opção que você vai ficar sem aprender algo novo ou aprofundar seu conhecimento!

E você, conhece alguma outra maneira de obter conhecimento da área de marketing digital? O que você acha que é mais eficiente? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

Se achou que esse post foi útil e te ajudou a expandir seus horizontes dentro do universo do marketing digital, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Também não se esqueça de se cadastrar na nossa lista, no box à direita, para receber todas as nossas novidades em primeira mão.

Um abraço e até a próxima!

 

Marketing com foco em resultado