Receba conteúdos EXCLUSIVOS sobre Marketing Digital (é grátis!)

Inbound marketing

Marketing Digital para IES: 4 formas de aumentar os resultados

Marketing-Digital-IES

Em um mundo cada vez mais on-line, estar conectado é necessário, para os mais variados tipos de negócio. A área da educação, claro, não é exceção. Mas como utilizar o Marketing Digital para IES (Instituição de Ensino Superior) e suas ferramentas da melhor maneira, a fim de aumentar os resultados da mesma?

O primeiro passo - e, muitas vezes, um dos mais difíceis -, é entender que o digital já é uma realidade e precisa da sua atenção e investimento.

“Mas, afinal, por que o Marketing Digital educacional é tão importante?”, alguém pode perguntar. Porque, de acordo com o IBGE, mais de 85 milhões de brasileiros - quase metade da população - já têm acesso à internet. Seus potenciais alunos estão on-line, em boa parte do tempo!

Na faixa etária de 16 a 35 anos, por exemplo, as pessoas costumam passar cerca de 5h30 diárias no meio digital. Seja nas redes sociais, lendo notícias e blogs, procurando informações... São muitas as possibilidades. Também são muitas as oportunidades de interagir com esse universo e conseguir bons resultados.

Esteja aonde seu público está, mantenha sua IES atualizada e não desperdice o potencial que existe na internet. Como? Confira quatro dicas que lhe ajudarão a planejar uma estratégia digital eficiente:


1. O conteúdo é rei

Sem conteúdo, não existe nada. Tudo começa com a produção de um material relevante e interessante para o seu público. É com base nele que será desenvolvido o relacionamento: seja para a captação, fidelização ou a manutenção de alunos.

Com as mudanças de comportamento geradas pelo meio digital, as pessoas estão em busca de conteúdo de qualidade. Não basta bombardeá-las com qualquer informação. O filtro dos usuários faz com que apenas os bons se destaquem.

Então, produza textos que levem algo novo, que satisfaçam os desejos e necessidades do usuário. Utilize também os demais recursos existentes, como vídeos, fotos, infográficos, jogos e o que mais achar necessário, para criar uma experiência positiva.

2. Quem não é visto não é lembrado

Ter o melhor conteúdo do mundo não adianta se ninguém souber disso. Seja visto e faça com que o material planejado especialmente para seu público seja, de fato, acessado e consumido. Uma das soluções é o SEO (Search Engine Optimization), ou, em português, “otimização para os motores de busca”.

O que isso significa? Aparecer nos primeiros resultados orgânicos de uma pesquisa feita no Google, por exemplo, quando alguém procurar por algo que sua IES tem. É chegar a um contato qualificado.

Se o usuário está procurando por informações de um curso ou das instituições de ensino da cidade, esteja bem ranqueado, para ser encontrado facilmente por ele. Segundo estudos, cerca de 60% dos cliques são feitos nos três primeiros resultados da busca. Ou seja: quando entrar no jogo, entre para ser o primeiro!

Como se faz isso? Tornando-se uma autoridade no assunto, aliando o bom conteúdo a uma série de otimizações na sua página e tendo indicações de outros domínios.

O Google Adwords, que são os links patrocinados, também aparece como uma opção para você ser encontrado pelos potenciais alunos. Ao traçar uma campanha, o anúncio da sua IES será exibido, quando o usuário fizer a busca utilizando alguma palavra-chave que você definiu ser relevante.

Marketing com foco em resultado


3. O “boca a boca” do meio digital

Uma ferramenta poderosa no marketing off-line sempre foi a indicação, aquela divulgação “boca a boca”. E, acredite, ela também existe no meio digital! Na internet, essa prática tomou forma com a interação tão presente nas redes sociais. 

O que é mais eficiente: um anúncio ou a indicação de alguém de confiança? E é justamente este potencial que deve ser explorado pela sua IES, na “era do compartilhamento” em que vivemos.

Mas não fique esperando de braços cruzados essa divulgação positiva. Dê uma mãozinha! Produza conteúdo de qualidade, voltado para as redes sociais, como o Facebook, o Twitter ou qualquer outra plataforma que possa ser interessante para sua estratégia.

Faça uma chamada para algum material publicado no seu site, crie uma linha mais descontraída de postagens que fortaleça o engajamento, aposte na interatividade ou em um SAC 2.0... Enfim, faça o que tiver que ser feito, para ser uma referência neste meio.


4. O bom e velho e-mail

O e-mail marketing é um canal de comunicação importante para atingir seu potencial aluno. Com ele, é possível levar às pessoas diferentes tipos de conteúdo: de notícias e informações cotidianas até campanhas específicas e ofertas. Mas lembre-se sempre de fazer algo voltado para seu público-alvo, direcionado para seus interesses e necessidades. 

Não caia na armadilha de comprar um mailing, com expectativa de aumentar seu alcance e resultados. Um dos segredos é ter uma lista verdadeira, formada por pessoas que realmente têm interesse no que você pode oferecer. Fazer o envio do e-mail marketing aleatoriamente, além de não funcionar, cria uma imagem negativa para a sua instituição. Vira o popular “spam”. 

Uma solução? Por que não fazer uma “troca”, solicitando informações do seu usuário, ao disponibilizar a ele um material específico, como um e-book, ou até mesmo uma newsletter? O Marketing de Conteúdo é uma saída cada vez mais utilizada para formar uma rede de contatos qualificada.

E aí, o que achou das dicas? Pronto para começar a agir? Antes de botar a mão na massa, faça uma consultoria em Marketing Digital e planeje toda a estratégia da sua IES para conseguir alcançar os resultados esperados neste meio que cresce a cada dia.

Download o e-book Métricas de Marketing Digital Grátis