Receba conteúdos EXCLUSIVOS sobre Marketing Digital (é grátis!)

Mídias Sociais

Mídias sociais além da criação de posts

social-media-mateus

Cada vez mais, as empresas estão investindo em mídias sociais. Além de o custo ser mais baixo que o da mídias convencionais, elas também são uma ótima maneira de incrementar estratégias de Brandend Content na sua empresa. Mas, para traçar estratégias de mídias sociais, é necessário alinhar a criação dos posts com algumas outras questões pontuais.

O blog da Hootsuite listou, ao lado de 10 grandes profissionais de social media, algumas dicas para fazer um bom trabalho nesta área. Fizemos uma copilação dos dados, com detalhes para os quais devemos atentar nas mídias sociais e que vão além da rotineira criação posts. Confira!

1) Acerte na linguagem
Cada mídia social foi elaborada para um fim específico. Portanto, cada uma possui uma linguagem e uma forma de interação diferentes. O Instagram, por exemplo, é uma rede com uma interação em tempo real e curta relação com o post. O visual estético é muito mais interessante para ser explorado que o texto. Já o Facebook possui um apelo mais interativo. É possível compartilhar os posts de imagem e texto. Além disso, os posts podem ser impulsionados e contar com links (o que ainda não ocorre no Instagram), o que garante um engajamento maior para a sua empresa.

2) Seja atencioso
Realizar postagens é apenas o começo do trabalho, quando se trata de social media. A diferença do uso de mídias sociais e da mídia convencional está justamente no “poder de resposta” que o consumidor tem. As marcas devem ficar atentas à interação deste consumidor, uma vez que a relação direta entre marca e leitor é cada vez mais valorizada pelo cliente. Além disso, conversas por posts podem aumentar o alcance das publicações. Portanto, fique atento aos comentários da sua página.

3) Colete dados
Outra vantagem de investir em mídias sociais é o acesso instantâneo e em tempo real que algumas delas dão a métricas e indicadores. Estes dados auxiliam o planejamento do conteúdo e também servem para embasar as ações de Marketing. Além, é claro, de muitos comentários servirem como sugestão ou crítica para o aperfeiçoamento da empresa.

4) Cuidado com os temas
Social media tem tudo a ver com humor. Afinal, não é todo consumidor que estará preparado para receber algum estímulo comercial. Por isso, a mensagem deve entreter o leitor. E, neste caso, o humor é uma ótima ferramenta! Porém, deve-se tomar cuidado quanto ao teor de cada assunto. Em primeiro lugar, é preciso respeito. Alguns temas são “mais complicados” para se trabalhar e pode gerar polêmica desnecessária. Vale ficar atento às notícias recentes e apropriadas, para que os posts não sejam vinculados a acontecimentos de teor negativo que estão na mídia.

5) Crie embaixadores
Marcas com um conteúdo bem feito em mídias sociais ganham não só consumidores, mas também embaixadores. Se a sua empresa já possui fãs, a comunicação nessas mídias pode criar novos embaixadores para a sua página: pessoas que falam bem, elogiam e defendem a sua marca.

Para montar uma estratégia certeira nas mídias sociais, fique atento a essas dicas! E, caso tenha alguma duvida, aproveite a área de comentários do nosso blog.