Receba conteúdos EXCLUSIVOS sobre Marketing Digital (é grátis!)

Métricas

11 relatórios fundamentais para monitorar o Marketing Digital

26235396_l

Se você pretende crescer como empresa e investir em Marketing Digital, deve estar ciente de que um dos principais “pilares” para a sua estratégia é o monitoramento. Você deve monitorar o desempenho de seus posts em mídias sociais, blogs, o relacionamento de seus contatos com o seu website e o envolvimento do público com a sua marca. 
Além, é claro, do índice de conversões da sua empresa, via web.

Mas a boa notícia é que é possível monitorar suas ações digitais, de forma que você “rastreie” seus contatos mais facilmente, seja qual for o campo de atuação da sua empresa.

E, para analisar esse monitoramento, não são poucas as ferramentas disponíveis na internet. 

Marketing com foco em resultado

Vamos comentar, várias vezes, a respeito da transformação de um “contato” em “cliente”, que é a etapa que pode ser definida como o momento em que você consegue atingir seus prospects e convertê-los em consumidores (ou embaixadores) da sua marca. Vamos começar:


1) Quantos contatos foram criados a partir de uma campanha específica


Para medir o grau efetivo das suas campanhas de Marketing, você precisa começar trançando quais serão os objetivos das mesmas. Quantos visitantes, contatos e consumidores você pretende gerar. Você pode até ser mais específico e determinar objetivos, a partir de quantos visitantes, contatos e consumidores você quer gerar, por diferentes ferramentas da campanha, tais como: mídias sociais, e-mail marketing ou o seu blog.

Quando a campanha estiver completa, compare os seus objetivos com os resultados obtidos. Isto irá ajudá-lo a determinar o que você pode esperar de ações futuras e avaliar se está veiculando uma campanha efetiva ou não. Se você tem acesso a uma agência de Inbound Marketing que utilize o aplicativo da HubSpot, você estará apto a receber essa informação facilmente.

2) Quantos contatos foram gerados a partir do seu blog

Depois de produzir o conteúdo para o seu blog, é importante perceber se você está realmente gerando resultados. Você também quer determinar quais tipos de conteúdo estão funcionando bem, em termos de tópicos, títulos, formatação e promoção (pontos essenciais para um blog que traga resultados).

O aplicativo da HubSpot também permite avaliar esses dados, a partir de relatórios que contêm os dados de relacionamento e interação dos seus visitantes. Estes levantamentos irão mostrar o conteúdo que seus contatos estão vendo, antes de migrarem para a landing page e para a página de conversões.

Para começar, você analisa, simplesmente filtrando os resultados do relatório e focando apenas em posts do blog. Outras ferramentas também podem prover relatórios com os dados referentes ao número de acessos ao seu blog. O Google Analytics, por exemplo, é uma muito utilizada para essa função.

blog_monitoramento
3) Quais ações determinados contatos fizeram em seu site, antes de se tornarem consumidores

Como profissionais de Marketing, faz parte do nosso trabalho determinar quais os processos que levaram à transformação do contato em cliente. Queremos descobrir tendências ou padrões que definiram essa mudança no processo. Também precisamos ver quais conteúdos e tópicos farão com que visitantes entrem no blog e realizem conversões. Ao canalizar essas informações, podemos, então, encontrar maneiras criativas de apresentar conteúdos similares e que terão mais chances de prender a atenção do público.

Para esse processo, você precisa ver, de alguma maneira, a jornada do contato e entender o caminho percorrido pelo seu cliente, até o processo de conversão. Precisa entender quais e-mails foram abertos e clicados, quais posts do blog foram lidos e com quais páginas ele interagiu no seu site.

Com a HubSpot, você pode avaliar tudo isso, a partir da “timeline”. Analisando, inclusive, cada contato individualmente, para gerar um melhor entendimento dos passos que foram tomados. Isto lhe permitirá chegar a decisões mais apuradas, quando você distribuir os conteúdos.

timeline_hubspot

4)
Quais os posts mais populares

Para determinar seus posts mais populares, você precisa descobrir quais estão trazendo mais tráfego ao seu site. Esta é uma métrica extremamente importante a ser utilizada, pois não é todo visitante do seu blog que trará conversões, após ler um post. Na verdade, a maioria dos bons negócios são realizados apenas depois que esse conteúdo estiver alinhado ao interesse de diversos leitores.

5) Quais conteúdos do site estão convertendo mais leads

Posts do blog não são a única forma de conteúdo que traz conversões no seu site. Na verdade, boa parte delas é realizada a partir da sua home page, da sua página de informações sobre a sua empresa, da sua vitrine e da sua landing page.

Depois identificar essas peças como essenciais no processo de monitoramento e nutrição de cada contato, analise se estes contatos estão passando por alguma dessas peças, antes de realizar ou “negar” determinada conversão. Isto pode indicar se você precisa ou não reavaliar os formatos do seu website. Com o aplicativo da HubSpot, você pode criar relatórios a partir das URLs e interações no seu site.

6) Quais canais de Marketing estão gerando mais contatos

Ao veicular uma campanha, é importante tomar notas sobre quantos contatos cada elemento específico - e-mail, social media, SEO, remarketing – gerou.

Essa informação é crucial, para descobrir aonde você deve focar os esforços de sua equipe. Se você vir que está colocando muito tempo e esforço em, por exemplo, e-mail marketing, mas a ferramenta não está gerando muitos contatos, talvez seja preciso “repensar” a sua estratégia ou focar em outro canal que esteja atraindo mais contatos.

Caso não tenha acesso às ferrametas da HubSpot, você pode monitorar URLs, a fim de averiguar de onde os seus contatos estão vindo. No entanto, se você tiver acesso à ferramenta de Inbound Marketing, diversos recursos vão mostrar quais canais estão trazendo mais contatos. Isto funciona como uma maneira rápida e fácil de analisar a performance dos canais.

7) Quais canais de Marketing têm maior contato com as taxas de conversão

Gerar contatos a partir das suas campanhas é importante. Porém, ter certeza de que estes contatos estão devidamente gerando conversões é ainda mais necessário. É aí que a ferramenta da HubSpot (de medida da transformação do contato para consumidor) servirá, efetivamente, para a sua empresa. A porcentagem gerada pela ferramenta vai mostrar os contatos que estão se tornando consumidores. Ou seja: quanto os seus esforços estão sendo efetivos.

Vamos ver um exemplo: é possível que você tenha gerado 5.187 contatos com a sua estratégia de e-mail marketing, enquanto o remarketing gerou 2.227 contatos. Contudo, a taxa de conversão do e-mail marketing foi de 1%, enquanto que a do remarketing foi de 8%. Com a ferramenta da HubSpot, é extremamente simples fazer esta análise, a partir da geração do relatórios de fontes.

8) Quantos contatos foram gerados por persona

Um dos passos mais importantes que você deve tomar, para o desenvolvimento de sua estratégia de Marketing, é a criação de buyer personas. Ao fazer isto, você estará apto a analisar qual tipo de ação funcionará melhor para cada segmento da sua base de dados. Assim, você pode determinar a sua audiência e o seu público, com mensagens que serão efetivamente relevantes aos seus interesses e necessidades. Se a sua empresa atua, por exemplo, no ramo da educação, você pode facilmente criar uma campanha segmentada para pais de alunos, estudantes do Ensino Médio, Ensino Superior, intercâmbio... Tudo depende do seu objetivo de crescimento.

Depois de definir quem são as suas personas (e segmentar a sua base de dados com essas informações), você pode, então, começar a adaptar a sua estratégia de Marketing. Isto vai requerer que você não só envie diferentes e-mails para diferentes personas, mas também vai ajudá-lo a definir e especificar quais os melhores conteúdos para nutrir seus leads.

personas_hubspot-1

Não importa qual software você está utilizando. O importante é ter certeza de que cada contato, em sua base de dados, está propriamente associado a alguma das suas personas definidas. Isto tornará a segmentação de informações muito mais simples, no futuro.

Se você está utilizando a ferramenta da HubSpot, pode fazer isso diretamente no aplicativo “Personas”. Ele não só vai ajudá-lo a criar o perfil das personas em si, como também a definir a qual persona um novo contato deve. ser associado


9) Qual a receita gerada pela campanha

No decorrer do mês, é importante mensurar o quanto de receita a sua empresa está gerando, para ver se o seu objetivo (previamente definido) está devidamente encaminhado. Tipicamente, isto é medido no seu CRM, mas você pode também estar apto a mensurá-lo por meio de outros softwares.

Esse indicador vai ajudá-lo a entender o quanto seus esforços de Marketing são traduzidos em receita real. Uma vez que você tiver esta informação, você poderá usá-la para determinar aonde focar o seu trabalho, no próximo mês.

Se você tem acesso a uma agência que possui a ferramenta da HubSpot, pode ter acesso à receita em relatórios de contatos ou em levantamentos da empresa. Uma vez que você tiver o relatório apropriado, poderá, facilmente, visualizar o quão próximo você está dos seus objeti
vos.

10)
Crescimento do blog, em determinado período

Este é um elemento muito importante no crescimento do número de assinantes em seu website. Isto porque, quanto mais assinantes você tiver, mais consistente será o tráfego do seu blog. Para manter o crescimento constante,
você deve monitorar os conteúdos e tópicos com maior engajamento. Através da ferramenta da HubSpot, você pode coletar esses dados de forma simples. É só clicar na aba “assinantes” e você terá o relatório de uma comparação em um determinado período de tempo.

11) Monitoramento a partir de um objetivo mensal

A maioria dos profissionais de Marketing tem, mensalmente, um número de contatos que eles devem medir. E o quanto você evoluiu até o objetivo traçado pode determinar quantas campanhas você pode precisar acrescentar em sua estratégia.

Se você acha que você está muito abaixo desse objetivo e talvez não consiga alcança-lo, provavelmente, você precisará adicionar mais algumas campanhas ou, ainda, criar mais posts para o seu blog.

A ferramenta de monitoramento da HubSpot também lhe permite coletar esses dados, com o “Contacts Report Graph”.

Mãos à obra!

Com essas métricas, você poderá direcionar suas ações e o melhor de tudo: mostrar resultados na sua empresa!

Gostou das dicas? Então curta ou compartilhe com seus amigos!

Fique à vontade para comentar ou deixar sua dúvida abaixo e não esqueça de se inscrever em nossa lista, para receber novidades atualizadas!

Um abraço e até o próximo post!

Download o e-book Métricas de Marketing Digital Grátis