Receba conteúdos EXCLUSIVOS sobre Marketing Digital (é grátis!)

Adwords

Nova mudança no Adwords vai afetar renda dos blogs

57066618_l-1.jpg
 
Com uma campanha de transformar a internet em um lugar melhor, a empresa de Mountain View está aplicando mudanças em diversos braços do seu negócio diretamente relacionadas a uma melhor experiência de navegação.
 
Há um tempo atrás, seu mecanismo de busca começou a aplicar penalizações em sites que apresentavam interrupções intrusivas em dispositivos móveis, ou seja, sites que dificultam o acesso do visitante a informação que estão buscando, seja com banners pop-up que ocupam uma grande parte da tela, ou por aqueles banners que ocupam toda a tela em que o usuário precisa clicar para cancelar ou rolar a página até o conteúdo desejado.
 

Agora é a vez do Adwords!

A Google se juntou à Coalition for Better Ads (Coligação para anúncios melhores, em inglês), um grupo dedicado à melhoria dos anúncios on-line. O grupo recentemente publicou um guia dos tipos de anúncios que mais influenciam na decisão dos usuários de instalar um serviço de Adblock.
 
E para colaborar com essas diretrizes, foi lançada a ferramenta Relatório da experiência com anúncios, onde você pode fazer a análise se o seu site está exibindo anúncios dentro desses padrões definidos como bons anúncios.
 
A partir do início de 2018, o Google Chrome começará a bloquear todos os anúncios de sites que não sigam as diretrizes da Coalition for Better Ads. Assim, esses sites que apresentam anúncios intrusivos terão sua fonte de renda com publicidade advinda do Adwords totalmente cortada.
 
54433051_l.jpg
 

Mas e o que devo fazer?

Primeiro, você nunca deveria jamais utilizar esse tipo de publicidade intrusiva no seu site. Ponto.
Segundo, a Google apresenta como alternativa a adoção do Google Contributor, um serviço em que os visitantes pagam para não visualizar anúncios enquanto navegam na internet.
 
O serviço parece algo absurdo nos dias atuais, pois é muito mais cômodo apenas instalar um plugin de bloqueio de anúncios. Mas também pode ser um trabalho de consciência para a valorização dos criadores de conteúdos.
 
E vale lembrar também que, até pouco tempo atrás, era comum baixar músicas em mp3 e hoje em dia é super comum as pessoas assinarem serviços de streaming como Spotify.
 
Eu sempre apoio qualquer iniciativa que seja em prol da melhor experiência do usuário na web e, como especialista em inbound marketing, apoio uma estratégia de marketing contextual e de atração, pois sou totalmente contra aos métodos intrusivos de publicidade em geral.
 
Grande abraço e uma melhor web para todos!