Receba conteúdos EXCLUSIVOS sobre Marketing Digital (é grátis!)

Dicas de Marketing digital

O que levar em conta na hora de contratar uma agência de marketing digital

contratar-agencia-marketing-digital.jpg

 

Contratar um ou mais serviços em marketing digital é sempre um desafio, seja na hora de entender quais os melhores canais para investir ou até mesmo em qual agência do ramo confiar.

Principalmente com a ascensão da área digital, diversas agências estão surgindo. A grande diferença entre elas está na maneira como trabalham, seus valores, expertise e qualificação de profissionais, além da experiência de mercado que possuem.

Ao levar em consideração esses pontos já é possível fazer uma primeira eliminatória entre as agências digitais que está em dúvida. Agências de marketing digital existem muitas por aí, mas as que realmente possuem o know-how necessário para lidar com empresas de vários portes são poucas.

Para te ajudar a escolher uma agência digital, elencamos alguns pontos que você precisa levar em conta antes de contratar os serviços desejados.

 

O que a agência já fez de bom por aí?

Quando estamos procurando agências de marketing digital, é comum seguirmos algumas indicações e também fazermos as nossas pesquisas.

Vamos ao Google, digitamos o que estamos procurando e diversos sites diferentes aparecem. Então que tal começar pela área de cases da empresa? Lá constam as empresas com quem já trabalharam, além dos resultados das campanhas e estratégias.

Este é um bom começo para você ter uma ideia do que esperar da agência, pois isso significa o valor que é dado aos clientes e ao trabalho feito em prol da empresa atendida. Os cases são um pouco do que você pode esperar como cliente, então é bem importante considerar agências que mostrem isso em seus sites!

Outro detalhe importante é verificar quais os tipos de empresas já atendidas, o que geralmente é mostrado no site também. Isso traz mais credibilidade e você também já pode ter uma ideia dos ramos mais explorados pelo time de profissionais.

A empresa possui prêmios, certificações importantes e outros diferenciais? Este também pode ser um ótimo critério para filtrar as opções.

Agora que você já tem referências e tem uma noção do que esperar, sem dúvidas conseguiu filtrar algumas agências. Então vamos ao próximo ponto!

 

Expertise no ramo e profissionais bem qualificados

Este ponto parece óbvio, uma vez que as agências de marketing digital precisam entender muito do mercado e ter expertise no ramo em que atuam. O problema é que muitas vezes isso não acontece, dando margem para erros e confusões na hora de atender um cliente.

Empresas com anos de experiência, por exemplo, possuem em seu portfólio diversos projetos atendidos, o que garante mais expertise no que condiz à processos, gerenciamento de clientes e demandas operacionais.

Por isso, é muito importante você questionar as empresas que está em dúvida em relação à quantidade de projetos concluídos, nível de satisfação e tempo de atuação no mercado. Isso pode dizer muito sobre a empresa em um primeiro momento.

Seguindo essa mesma linha de expertise, o time da agência também precisa corresponder às expectativas. De nada adianta ser uma empresa com anos de mercado, se os profissionais que atuarão diretamente com as demandas não são realmente qualificados para desempenharem suas tarefas.

Profissionais com experiência, conhecimento e boas habilidades de comunicação são essenciais, já que muitas vezes irão lidar diretamente com a sua empresa. Isso, de certa forma, pode ser percebido em reuniões antes de fechar o contrato. Sinta como se comportam, faça perguntas bem estruturadas e entenda a dinâmica de trabalho da equipe.

Não tenha vergonha de perguntar sobre os profissionais que possivelmente trabalharão com você. É uma boa maneira de saber como será o dia a dia e se estará lidando com profissionais que sabem realmente o que estão fazendo para alavancar seu negócio!

 

Transparência na contratação e entrega dos serviços

Ao contratar uma agência para prestar serviços de marketing digital para a sua empresa, o maior medo é que o trabalho que será feito não atinja as expectativas. Marque uma visita antes de fechar um contrato e questione os processos; esta é uma forma de perceber se a empresa é aberta para mostrar como as coisas acontecem no dia a dia.

Não deixe que nada fique subentendido! Isso pode prejudicar o andamento das demandas. Exija relatórios completos sobre o que está sendo feito e espere o máximo em qualidade em cada serviço. É preciso que haja transparência em todas as estratégias adotadas em conjunto com o cliente.

Como você estará contratando um serviço é preciso ter certeza de que este está sendo feito com seriedade. Agências bem respeitadas possuem um grande comprometimento com os clientes e fazem isso de forma natural, sempre envolvendo-os cliente na busca por resultados.

Portanto, observe e questione antes de assinar qualquer contrato. Converse com clientes ativos e veja o quão transparentes são as ações desenvolvidas. Cliente e agência precisam andar juntos para que os objetivos sejam alcançados da melhor forma!

 

Agência especializada em apenas uma ou diversas áreas?

Existem dois tipos de agências de marketing digital: àquelas que são especializadas em apenas uma área e outras que são full service, ou seja, que atendem diversas áreas dentro do marketing digital.

O que vai te fazer optar por uma ou outra são os objetivos que a sua empresa tem. As áreas dentro de marketing digital se convergem, fazendo com que uma sempre precise de outra para que se chegue em um resultado satisfatório.

É claro que uma empresa especializada em uma única área terá muita expertise no ramo e poderá atender perfeitamente suas expectativas em relação a determinado serviço. Já uma agência full service poderá adotar estratégias muito mais completas para o seu negócio, personalizando seu investimento para atingir seu público-alvo no lugar certo.

Além disso, adotar diferentes estratégias é uma maneira de entender o que você realmente precisa e, então, adaptar os serviços ao que melhor gera resultados. Com uma agência especializada em apenas um serviço você não terá a liberdade de investir em mais de um canal, por exemplo, e no fim pode perceber que o seu investimento não está sendo bem aproveitado.

As agências full service possuem tudo o que você eventualmente possa precisar relacionado ao mundo digital, não necessitando contratar diversas empresas para cuidar de estratégias diferentes.

Portanto, filtre suas opções selecionando agências full service. Invista sua verba em uma estratégia completa e que será olhada de diversos ângulos por profissionais de muitas áreas.

 

Os valores são os mesmos?

Os valores de uma empresa dizem muito sobre ela, principalmente sobre seu comprometimento com os clientes. É muito importante que os valores das duas empresas estejam alinhados, ou seja, que busquem os mesmos objetivos e que concordem em trabalhar juntos com um propósito bem definido.

Empresas com valores consolidados tendem a ter uma cultura bem instituída no ambiente de trabalho, prezando por um serviço de qualidade que realmente faça a diferença.

Busque por agências que querem mais do que seu dinheiro, mas que torcem pelo seu sucesso e fazem tudo o que estiver ao alcance para prestar o melhor serviço possível.

 

Foco em resultados e no sucesso do cliente

Para finalizar, pense em um dos mais importantes pontos a ser considerado antes de contratar uma agência de marketing digital: os resultados. Contratar um serviço nessa área é um grande investimento em busca de um espaço no meio digital, para que por meio disso, seja possível alcançar os objetivos traçados.

Agências que simplesmente focam em métricas que necessariamente não agregam à esses objetivos, ou seja, não mostram os reais efeitos das estratégias digitais nas taxas de conversão, não são agências que se preocupam verdadeiramente com os resultados.

As estratégias devem ser pensadas focando sempre nas vendas e metas do cliente, e não apenas em tráfego e curtidas, por exemplo. Além disso, é importante que a agência ofereça o melhor em serviços, personalizando o planejamento de acordo com os desejos do cliente, fazendo com que o sucesso da empresa se torne sempre um motivo para comemorar junto!

Agora que você já sabe os principais pontos que deve levar em conta antes de contratar uma agência, faça uma lista, marque reuniões e observe. Leve em consideração reviews, cases e premiações, que podem ser grandes indícios do bom trabalho desempenhado pela empresa.

 

Já conhece as nossas soluções em marketing digital? Nós podemos te ajudar na busca pela estratégia ideal para a sua empresa! Entre em contato conosco agora mesmo para saber mais.

 

Download o e-book Métricas de Marketing Digital Grátis