Receba conteúdos EXCLUSIVOS sobre Marketing Digital (é grátis!)

SEO

SEO – Aumente suas vendas com a otimização de sites para mecanismos de busca

seo-otimizacao-de-sites.jpg

Todo o mundo te fala para migrar para o universo online, mas não te dizem o que fazer para ter resultados nesse meio, certo? Não basta estar presente, mas sim investir nas técnicas certas.

Em um mundo cada vez mais digital, tem sido muito comum apelar para estratégias de marketing digital. Modernas, atuais e que dão resultados, investir nessas técnicas farão com que sua empresa alavanque os números de vez!

Não se acomode. Seu concorrente provavelmente está investindo online e tendo resultados. E você?

Hoje em dia é extremamente comum empresas investirem mais em recursos para terem melhor visibilidade online e gerarem mais vendas. Se pensarmos em visibilidade no meio digital, o Google é o nosso mais poderoso aliado, sendo uma porta de entrada para que potenciais clientes entrem em contato com seu negócio.

Por isso, a técnica mais popular utilizada atualmente é o SEO, que em inglês significa Search Engine Optimization. Ou seja, otimizar seu site para que este tenha a chance de aparecer nas melhores posições do Google para buscas relacionadas ao seu negócio – e, assim, gerar mais vendas.

Para você ter uma ideia, 3,3 bilhões de buscas são feitas no Google todos os dias. Quase 100 bilhões de buscas por mês. Várias delas procurando por algo que você tem a oferecer. Você já se perguntou se seu site aparece nessas buscas? E os seus concorrentes?

Cerca de 90% dos processos de compra começam ou passam por uma busca online. Isso significa que investir em SEO aumenta as chances de um usuário mais propenso a gerar vendas te encontrar. Simplesmente pelo fato de que este fez uma busca específica no Google e então sua empresa se destacou entre os demais resultados.

Agora que você já tem uma ideia do que esperar dessa ferramenta, vamos entender exatamente do que se trata o SEO e, em seguida, como isso poderá impactar no seu negócio de forma significativa.

 

O que é SEO?

o-que-e-seo.jpg

Basicamente, SEO nada mais é do que um conjunto de técnicas para melhorar o desempenho de um site frente ao Google. É um processo longo, que requer planejamento e manutenção, sempre tendo como foco a experiência do usuário.

A técnica consiste em melhorar o volume e a qualidade do tráfego que um site recebe, fazendo com que este seja mais facilmente encontrado por usuários mais propensos a gerar vendas. Trata-se de alcançar a posição mais alta nas buscas orgânicas (ou naturais), tornando o site mais significativo nos resultados do Google.

Segundo pesquisas feitas pela Hubspot, 90% dos cliques dos usuários são feitos na primeira página do Google. E a Chitika vai além, ao afirmar que mais de 60% dos cliques são dados apenas nos três primeiros resultados: 32,5%, 17,6% e 11,4%, respectivamente.

Isso nos mostra que estar na 3º ou na 10º página do Google não faz muita diferença – mas sim em que posição da 1º página você se encontra.

Utilizar o SEO te auxilia justamente nesse processo, para que seu site esteja nessas posições estratégicas e alcance os usuários que querem adquirir seus produtos.

 

Por que devo adotar essa estratégia?

plano-de-marketing-seo.jpg

Você já deve ter ouvido ou lido em algum lugar que “ser visto é ser lembrado”, certo? Independente do segmento do seu negócio, aparecer no Google para usuários que estão pesquisando exatamente pelos serviços ou produtos do seu site é extremamente essencial para gerar vendas. Além de focar muito mais nas pessoas que não conhecem sua empresa e então convertê-las em clientes.

É muito comum pesquisarmos no Google sobre os mais diversos assuntos relacionados a um nicho específico ou até mesmo pesquisas mais abrangentes.

Um exemplo é quando pesquisamos “tinta de impressora” e “comprar tinta de impressora em Curitiba”. No primeiro caso, a pessoa pode estar pesquisando esse termo para obter milhares de resultados relacionados: desde a fabricação da tinta até quando esta foi inventada.

 

tinta_de_impressora___Pesquisa_Google.png

 

Já na segunda opção o usuário está sendo muito mais específico, o que o torna um potencial cliente justamente por ele estar interessado em comprar a tinta da impressora. Assim que ele encontrar um resultado no Google que satisfaça sua busca, o que provavelmente aparecerá nos primeiros resultados, sem dúvidas ele finalizará a compra.

Quando digitamos uma pergunta no Google, observamos em centésimos de segundos milhares de resultados aparecerem na tela. É neste momento que o site da sua empresa precisa estar em uma boa posição, pois se não for visto dificilmente será uma opção a se considerar.

Como destacado, 60% dos cliques são dados apenas nos primeiros três resultados orgânicos de busca. Portanto, ser visível é imprescindível. Isso representa mais oportunidades para se conectar com o usuário e ajuda-lo a responder suas perguntas, resolver problemas e para você se tornar uma fonte confiável.

 

escola_de_ingls_curitiba___Pesquisa_Google.png

 

A vantagem de utilizar as técnicas de SEO é que estar nas melhores posições nos resultados relacionados ao seu negócio indica que você com certeza receberá a maioria das impressões e cliques para aquela página – gerando maior percepção da sua marca, exposição e, consequentemente, vendas.

Ao otimizar seu site, você acabará atraindo usuários mais qualificados e com interesse em saber mais sobre determinadas palavras-chave relacionadas aos seus serviços e/ou produtos.

Na prática, isso significa que são maiores as chances de você se tornar relevante para eles em diversos aspectos.

Mas engana-se quem acha que gerar mais vendas e tornar seu site mais visível para os potenciais clientes necessite de um investimento monstruoso – muito pelo contrário. O SEO tem um custo bem mais barato em relação às técnicas de marketing tradicional.

Comparando com os investimentos off-line, como os meios tradicionais de promoção (outdoor, televisão, rádio, etc), o online também tem mais uma grande vantagem: traz os resultados exatos e de imediato podem ser feitos ajustes para que seja atingido o objetivo esperado – enquanto que nos meios tradicionais não é possível quantificar exatamente a aceitação de uma campanha.

As agências que trabalham com SEO e marketing digital são capazes de mensurar praticamente todos os aspectos das estratégias, como o aumento nos rankings, tráfego e conversões.

 Marketing com foco em resultado

Como o Google funciona?

seo-google.jpg

Se você está considerando criar uma estratégia de SEO para sua empresa, é preciso primeiramente entender como o Google funciona. Afinal, você trabalhará diretamente com esse buscador.

Dentre os resultados que obtemos ao fazer uma pesquisa, por exemplo, existem os orgânicos e os pagos. A estratégia de SEO está diretamente relacionada aos resultados orgânicos, ou seja, aqueles disponibilizados pelo Google e que não têm nenhum vínculo com anúncios.

Como não existe nenhum investimento direto no Google ou qualquer leilão, como acontece nos links patrocinados, os resultados orgânicos são exibidos na página de resultados por ordem de relevância.

Então você deve estar se perguntando: “mas como o Google identifica meu site como ‘importante ou não’ em uma busca? Como essa relevância é calculada?”.

O Google utiliza mais de 200 fatores para avaliar os sites e classifica-los, sendo alguns mais importantes que os outros. Os principais estão diretamente ligados à estrutura da página, à obtenção de links relevantes e de qualidade, à experiência do usuário e, cada vez mais, ao conteúdo.

Não é por acaso que o SEO demanda tempo e é considerada uma estratégia de médio a longo prazo: é necessário ter um prazo considerável para que as principais otimizações possam ser realizadas.

 

Marketing de busca: resultados orgânicos vs. pagos

Essa é uma dúvida muito comum quando se está querendo considerar uma opção para investimento em marketing digital: é melhor apostar no SEO ou em links patrocinados (o popular Adwords)?

Às vezes surgem dúvidas em relação ao valor que será investido e o tempo em que os resultados serão alcançados, assim como sua eficiência dependendo do público-alvo.

Segundo a New Media Campaigns, os resultados orgânicos são 8,5 vezes mais propensos a serem clicados do que os resultados pagos. Por volta de 70 e 80% dos usuários ignoram os anúncios, focando muito mais nos resultados orgânicos [imFORZ.com].

Isso também é provado por um artigo publicado no site MOZ. Nele, pesquisadores utilizaram mapas de calor para mostrar que os olhos dos usuários focam no topo dos resultados orgânicos, praticamente não notando os anúncios à direita na página – motivo pelo qual foram extintos pelo Google recentemente.

O nosso cérebro acaba nos condicionando a olhar para aquilo que realmente parece importante na busca que estamos fazendo, ignorando aquilo que de certa forma não tem relevância.

Não é por acaso que 70% dos usuários clicam apenas nos resultados orgânicos, ignorando os links patrocinados. As estatísticas confirmam a preferência dos usuários por resultados naturais ao invés dos pagos.

Se formos considerar o PPC (anúncios pagos), por exemplo, em alguns casos ele seria útil. Como no lançamento de uma empresa e para ajudar de início na percepção da marca, onde o resultado teoricamente seria imediato.

Mas devemos pensar que além de ter um custo bem mais elevado, não tem a vida útil longa como o SEO – onde os resultados, se mensurados e trabalhados continuamente, renderão por tempo indeterminado.

Sem contar que os resultados orgânicos são muito mais “respeitados” que os pagos, pois o Google avalia as páginas por ordem de relevância e qualidade, trazendo muito mais credibilidade para seu negócio.

 

Como é definido o ranking dos resultados de busca?

ranking-resultados-de-busca-seo.jpg

Destacamos anteriormente que os sites são analisados e exibidos pelo Google na página de resultados orgânicos de acordo com sua relevância. Para que isso seja feito, mais de 200 fatores são levados em consideração pelo mecanismo de busca.

Mas o que, de fato, é visto pelo Google e o que ele considera importante ao organizar o ranking de resultados de busca? Aqui vão alguns pontos:

  • O Google está procurando por páginas que possuam qualidade e informações relevantes, que tenham relação com a pesquisa do usuário;
  • Os robôs do Google, ou rastreadores, que leem as páginas para que seja avaliada sua importância (pelo algoritmo do mecanismo de busca) de acordo com o que o usuário procura – baseando-se basicamente pelas palavras-chaves utilizadas na busca.
  • Qualidade e profundidade de conteúdo. Para uma empresa na área de turismo, por exemplo, foi provado que 60% dos viajantes têm seu ponto inicial marcado por pesquisas [Search Engine Watch]. Isso indica que ter conteúdo relevante em sua área de atuação é uma chance para os usuários te notarem com facilidade.
  • A velocidade de carregamento do seu site também é um ponto considerável, inclusive se ele está adaptado para uma versão mobile ou não. Segundo o Search Engine Watch, 67% dos usuários que utilizam dispositivos móveis sairão de um site se eles ficarem frustrados com sua navegação, e 72% irão sair se o site carregar muito devagar.

São inúmeros os significados atribuídos pelo Google à tão almejada “qualidade” para ranqueamento. Entre eles também está a quantidade de sites que criam links para sua página e se estes sites são considerados relevantes (como um portal de notícias, por exemplo, ou site de alto tráfego e relevância na web).

Portanto, não bastam somente trabalhos de otimização e conteúdo para que um site suba de posição nos resultados, mas também o nível de autoridade (definido por esses links) que fazem com que o Google considere a sua página uma fonte de relevância e, consequentemente, te coloque em posições acima de seus concorrentes.

Todo esse trabalho com links se chama link building e esses links nada mais são do que “votos de confiança”. Porém, é preciso ter muito cuidado para que isso seja feito da forma correta. Existe todo um trabalho específico dentro das diretrizes do Google para que seu site não seja penalizado e nós vamos falar sobre isso mais adiante em Como o Google pode punir meu site?.

 

A importância do conteúdo para estratégias de SEO

marketing-de-conteudo-seo.jpg

Assim como você pesquisou para saber um pouco mais sobre SEO e encontrou esse material, existem várias outras pessoas procurando por diversos outros tópicos de inúmeros níveis de complexidade.

E os números não mentem: 86% dos consumidores alegam que usar motores de busca os permitiu aprender sobre algo novo e importante que aprimorou seus conhecimentos, segundo o Pew Research Center.

Produza um material de qualidade e que faça seu público-alvo se interessar. Dessa forma, abra portas à criação de novas oportunidades de negócio. Torne-se uma autoridade e eduque o mercado em que está atuando.

Como fazer isso? Investindo em produção de conteúdo de qualidade. As técnicas de SEO estão diretamente relacionadas ao conteúdo que você apresenta em seu site para que o seu público se informe não somente sobre sua empresa, mas também sobre assuntos relacionados que tenham ligação com seu negócio.

Imagine que você tenha uma empresa especializada em venda de livros. Seria interessante você ter uma sessão em seu site dedicada à reviews, comparativos, entrevistas com autores e inúmeros outros tipos de conteúdo relacionado que podem atrair visitas e acabar gerando clientes.

Investir em conteúdo de qualidade é bom tanto para a melhora do seu posicionamento no Google quanto para a atração de usuários para sua página – sem falar na possibilidade de educar o público.

____________________________________

Dica: Você sabe as palavras-chave que as pessoas costumam digitar no Google em busca de algo? É possível identificar quais palavras-chave a maioria das pessoas buscam ao encontrarem seu site, ou de seus concorrentes, e otimizar seus textos para que os robôs de rastreamento do Google encontrem seu conteúdo com mais facilidade e disponibilize-o para um usuário interessado.

creativebizz.com___Relatrio_geral_de_domnio.png

[Ferramenta: SEMrush]

____________________________________

Como o Google pode punir meu site?

Da mesma forma que você tem a liberdade de fazer melhorias em seu site para que este seja encontrado de maneira mais fácil pelo usuário, é importante lembrar que algumas ações podem ser vistas como uma maneira de burlar o sistema. É o chamado black hat (“chapéu preto”, em tradução literal).

Portanto, antes de adotar qualquer estratégia de SEO, vale ressaltar que seu site pode ser penalizado caso esteja agindo contra as Diretrizes do Google.

As punições podem variar de acordo com o tipo de infração encontrada. A penalização pode ser leve e média, como quando seu site pode ser rebaixado vários níveis, ou bastante grave: quando ocorre a exclusão do site do sistema do Google.

 A seguir são algumas ações que podem causar punições e que devem ser evitadas:

  • A repetição constante das mesmas palavras-chave inúmeras vezes dentro de um texto para parecer mais relevante para o Google;
  • Esconder textos dentro de uma página para poder ranquear melhor nos motores de busca;
  • Compra ou troca links para aumentar a relevância e o ranqueamento da página.

Existe um trabalho bastante complexo dentro da área de SEO, então tentar burlar e criar vantagem em cima de seus concorrentes de maneira injusta fará com que seu site seja penalizado.

Se você está começando a se integrar nessa área, é importante considerar uma consultoria de SEO para que o trabalho seja realizado de forma correta.

 

Será que estou no caminho certo?

agencia-marketing-digital-seo.jpg

A grande vantagem de trabalhar com estratégias de SEO é a facilidade de mensurar resultados. O acompanhamento constante da sua estratégia faz com que seja possível avaliar falhas rapidamente e então ver pontos a serem melhorados.

Da mesma forma que você avalia o que não está funcionando, você também observa o que tem atraído usuários de forma eficaz e percebe o que deve continuar sendo feito.

Existem várias ferramentas que comparam visitas por palavra-chave e então é possível identificar se você está indo pelo caminho certo, investir em conteúdo baseado nessas palavras-chave e também melhorar posições nos motores de busca para cada uma.

Essas são algumas ferramentas utilizadas nos trabalhos de SEO para vários tipos de propósitos: Google Webmaster Tools, Google Keyword Planner, SEMrush, MOZ, MajesticSEO, DeepCrawl, Screaming Frog e Pagespeed Insights.

 

Quanto tempo leva para ver os resultados?

reslutados-seo-otimizacao-de-sites.jpg

Ao trabalhar no planejamento de uma estratégia de SEO, executar e prestar constante manutenção é um processo de médio a longo prazo e que requer paciência - principalmente se você possui bastante concorrência no mercado. Mas dependendo do cliente, já conseguimos ver resultados em 2 ou 3 meses.

Assim como você, muitas empresas também estão adotando estratégias de SEO e lutando pelos primeiros resultados no Google. Ainda mais dentro de algumas áreas de atuação consideradas bastante concorridas. É preciso fazer um trabalho completo, atualizado, contínuo e de qualidade para que seus objetivos sejam atingidos com sucesso. Para isso, é preciso tempo, paciência, dedicação e qualificação.

Se sua área de atuação ainda não é bastante explorada dentro do marketing digital, é possível atingir resultados em poucos meses. Ou seja, se seus concorrentes ainda não adotaram estratégias eficazes no meio online, as chances de você ver resultados rapidamente é muito grande! Além, é claro, de se destacar no mercado.

O tempo exato que se leva para ver resultados difere de negócio para negócio. O que realmente importa é que, sim, os resultados virão se feito tudo de forma correta!

 

Devo contratar uma agência de marketing digital para otimizar meu site?

A área de marketing digital está em constante mudança, então é preciso se manter atualizado para não ficar em uma estratégia ultrapassada. Além de que, uma agência especializada na área pode te auxiliar e planejar para que você atinja seus resultados de maneira eficaz.

É importante saber que o algoritmo do Google muda constantemente, do dia para a noite. São mais de 600 modificações por ano! Isso quer dizer que o Google se atualiza cada vez que encontra alguma fraqueza na hora de entregar conteúdo relevante e de qualidade nas buscas.

Um exemplo disso foi quando, recentemente, o Google começou a dar ênfase para dispositivos móveis. Ou seja, sites que não estavam otimizados para o mobile perderam posições para aqueles que já estavam.

Existem diversas atualizações e se você não está antenado acaba perdendo oportunidades de negócio, caindo nas posições do ranking de resultados sem perceber.

As agências de marketing digital, em contrapartida, estão em contato direto com esse ambiente e constantemente qualificam suas equipes para que seja sempre entregue um trabalho atualizado e dentro das diretrizes do Google – o que é imprescindível.

Aqui você pode dar uma olhada em algumas atualizações do Google nos últimos anos e quão impactantes elas são se não acompanhadas de perto:

 googleinfographics-PORT-reduced_Page_1.png

[FONTE: Hubspot]

 

Aí você se pergunta: “e se eu fizer o trabalho internamente na minha empresa?”

A menos que sua empresa seja de grande porte e que você possa ter uma equipe para gerenciar a parte de marketing digital, tudo bem. Do contrário, a qualidade das agências que “respiram” e se dedicam somente a isso será muito maior.

No mínimo, as equipes precisam de um profissional de marketing digital, redator, desenvolvedor front-end, programador e por aí vai! São vários fatores a serem analisados em um site, desde sua estrutura até outras otimizações específicas e produção de conteúdo.

Ter apoio no trabalho de SEO, e em diversas outras áreas do marketing digital, significa que você terá uma estratégia de qualidade e com profissionais que entendem do assunto para que você planeje de acordo com as suas necessidades e não tenha riscos de ferir as diretrizes dos motores de busca, por exemplo.

Isso significa que você terá a estratégia de marketing digital nas mãos de quem realmente trabalha somente com esse tipo de mercado e que saberá direcionar e impulsionar seu negócio da forma correta, entendendo seu público-alvo e atentando-se aos detalhes que farão toda a diferença.

Se você ainda estava pensando se essa seria uma boa estratégia para a sua empresa, pense que seus concorrentes já estão investindo e vendo resultados! Essa é a hora de pular para a primeira página do Google e ver resultados de verdade.

 

Falando em resultados, que tal dar uma olhada em alguns cases de sucesso em SEO?

A Clínica Odontológica Sérgio Correia, localizada em Curitiba, contratou serviços de SEO pela agência CreativeBizz e em 8 meses teve um aumento de 730% no aumento de visitas em seu site corporativo. Tudo isso gerado por conteúdo. Além, é claro, de conquistar a primeira posição no Google e ganhar um box destacado nas buscas.

Outro cliente interessante é a PneuPlus, empresa no ramo de pneus com lojas físicas em Curitiba e também online. O trabalho de SEO impactou significativamente no aumento do tráfego do site, com 39,5%, e também na diminuição da taxa de rejeição em 94%.

A otimização do site da PneuPlus rendeu 22.800 visualizações já no primeiro mês, com 230% de aumento na média de páginas visitadas por sessão, também conquistando o primeiro lugar no Google para buscas locais, entre diversos outros benefícios que alavancaram as vendas.

Estes são alguns dos inúmeros cases de sucesso em SEO espalhados por todo o globo – uma técnica cada vez mais popular no meio online e que garante alavancar os resultados do seu negócio.