Receba conteúdos EXCLUSIVOS sobre Marketing Digital (é grátis!)

SEO Adwords

SEO ou Adwords? Descubra qual é a melhor opção

seo_ou_adwords_melhor_opo.jpgNão é mais segredo que estar bem posicionado no Google é imprescindível para o sucesso da sua empresa na internet. Investir em uma estratégia de marketing tem sido cada vez mais comum quando se quer obter bons resultados nos negócios.

Mais de 3,3 bilhões de buscas são feitas no Google todos os dias. Quase 100 bilhões de buscas por mês! Então não tem porque perder tempo (e oportunidades de negócio, claro) e não estar visível para tantas pessoas em busca de algo que provavelmente você tem para vender.

Para isso, existem duas maneiras de deixar seu site no topo do Google para que tenha mais chances de ser clicado: o famoso SEO (Search Engine Optimization) e o Google Adwords, ou links patrocinados.

A grande dúvida é: qual dos dois é melhor para o seu negócio?

Tanto o SEO como o Adwords tem seus prós e contras, portanto dependerá muito das necessidades de cada empresa e o que ela espera em relação ao futuro investimento.

Primeiramente, antes de apostar em uma ou outra, é preciso entender do que cada uma das estratégias se trata para descobrir qual delas trará os melhores resultados.

O SEO consiste em melhorar o volume e a qualidade do tráfego que um site recebe, fazendo com que ele seja mais facilmente encontrado por usuários propensos a gerar vendas. Trata-se de alcançar a posição mais alta nas buscas orgânicas (ou naturais), tornando o site mais significativo nos resultados do Google.

Entenda o que é o SEO e como essa técnica pode ajudar a alavancar suas vendas

Já o Google Adwords é o serviço de links patrocinados do Google, que tem o intuito de disponibilizar um espaço privilegiado nas páginas dos sites de busca para empresas que desejam anunciar seus serviços e produtos.

 

Entendendo as diferenças entre SEO e Adwords

Agora que você já tem ideia do que cada um faz, preparamos uma tabela comparativa para que você consiga visualizar de maneira simples o que SEO e Adwords têm a oferecer, para que assim seja possível avaliar o que se encaixaria melhor no seu negócio. Vamos lá?

 

 

SEO

ADWORDS

Abrangência

A técnica abrange todos os mecanismos de busca, como por exemplo o Google.

 visibilidade pode ser tanto nas redes de pesquisa (Google), quanto na de display (banners em sites).

Relevância

Técnica baseada na autoridade do site e na naturalidade com que aparecem nos resultados. Gera mais credibilidade e relevância.

É um link pago, portanto muitas pessoas não veem como algo tão confiável.

Eficiência

Os links que aparecem naturalmente nas buscas tendem a ser mais relevantes para os usuários e, consequentemente, muito eficientes. Os links orgânicos são clicados 9 vezes mais que os pagos.

Por estarem posicionados em lugares estratégicos tendem a ser eficientes caso sejam relevantes na pesquisa do usuário.

Durabilidade

Desde que seja feito um trabalho de qualidade, o SEO é um investimento para a vida toda da sua empresa.

As estratégias de Adwords são de curto prazo e variam de acordo com as necessidades do negócio.

Investimento

Não existe nenhum custo direto com o Google. Somente gasta-se caso seja necessário a contratação de um profissional de marketing digital para desempenhar o trabalho.

É preciso fazer um investimento a ser pago para o Google enquanto sua campanha estiver no ar. Você deverá pagar um valor “X” a cada clique no seu anúncio ou de acordo com a quantidade de impressões, por exemplo.

Resultados

O SEO traz resultados a longo prazo. É preciso que as páginas sejam indexadas pelo Google e só então, após as implementações, a autoridade do seu site tende a aumentar. Mas, sem dúvidas, os resultados serão bastante satisfatórios uma vez que for feito um trabalho focado e de qualidade.

Os resultados são a curto prazo. Uma vez que suas campanhas estão no ar, será possível mensurá-las. Mas é importante lembrar que mesmo os resultados vindo a curto prazo, também existe um prazo de validade menor.

Marketing com foco em resultado 

Então, qual é o melhor?

seo_adwords_qual__melhor.jpg

 

Depois de ler esse comparativo, provavelmente você ainda deve estar em dúvidas entre as duas opções, certo?

O Google Adwords está mais voltado a elevar vendas a curto prazo. Então quando precisar dar uma alavancada nas vendas, use-o. Já o SEO é um trabalho essencial e contínuo que sem dúvidas trará ótimos resultados com o tempo.

É comum usar o Adwords no início caso não esteja bem ranqueado, e então depois basear-se nas campanhas para iniciar uma estratégia certeira em SEOCom o tempo, ao sua empresa se tornar mais conhecida, os usuários tendem a buscar por você naturalmente - diminuindo a necessidade de investir em links patrocinados.

Sem dúvidas o SEO é uma das melhores estratégias, tanto por ser um investimento que durará por muito tempo e que realmente trará mais credibilidade para sua marca na internet. Como visto na tabela acima, vários tópicos apontam o SEO como vantajoso para muitos tipos de negócio.

Cada uma se destaca melhor em sua área de atuação e dentro daquilo que se propõem a desempenhar, fazendo com que adaptá-las à sua empresa da maneira correta tende a deixar sua estratégia de marketing digital ainda mais completa.

Gostou das dicas? Então curta ou compartilhe com seus amigos!

Fique à vontade para comentar ou deixar sua dúvida abaixo e não esqueça de se inscrever em nossa lista, para receber novidades atualizadas!

Um abraço e até o próximo post! 

Curso de Adwords